Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Abel é suspenso, e Palmeiras toma decisão para tê-lo contra o Atlético

Expulso em jogo da Copa do Brasil por fazer gesto obsceno, treinador terá que cumprir pena no Campeonato Brasileiro por decisão do STJD

Abel Ferreira foi punido por gesto obsceno em partida contra o Flamengo

O Palmeiras vai recorrer da punição aplicada a Abel Ferreira, em que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que o treinador cumprirá dois jogos de suspensão no Campeonato Brasileiro. O clube considera injusta a aplicação da pena para o torneio porque o técnico foi expulso na Copa do Brasil, após fazer gesto obsceno no banco de reservas.

Momento analisado pelo VAR, que gerou a expulsão de Abel contra o Fla, na Copa do Brasil

Teoricamente, Abel terá que cumprir a suspensão já na partida diante do Atlético, neste sábado (28), no Brinco de Ouro (Campinas-SP). Contudo, o Verdão pedirá efeito suspensivo para ter o treinador à disposição e, posteriormente, tentar revogar a pena.

A Procuradoria do STJD tomou como base o artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê o seguinte: “Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade”.

O caso aconteceu na eliminação do Palmeiras para o Flamengo, nas oitavas de final da Copa do Brasil, em que o árbitro Anderson Daronco expulsou Abel Ferreira pelo gesto. O cartão vermelho foi aplicado na reta final do segundo tempo, após recomendação do VAR.

A informação sobre o recurso palmeirense foi publicada inicialmente pelo “Ge” e confirmada pela Itatiaia.

O técnico acabou enquadrado no artigo 258 do CBJD, que poderia render até seis partidas de suspensão. O trecho indica que atitudes contrárias à disciplina ou à ética esportiva, como desrespeitar os membros de arbitragem, são passíveis de punição.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.