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Atlético na LFU: saiba quais clubes integram o bloco comercial

Galo anunciou a saída da Libra nesta quarta-feira (28)

Flâmula com o escudo do Atlético

O Atlético anunciou, nesta terça-feira (28), a saída da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a entrada na Liga Forte União (LFU). Segundo o clube, a decisão foi tomada com o ‘objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil’.

Anteriormente, o Galo já ‘fez parte’ da LFU. Até 2023, o clube mineiro era integrante da Liga Forte Futebol (LFF), que se fundiu ao Grupo União para formar o coletivo atual.

Com a chegada do time mineiro, a LFU passa a contar com 34 equipes, incluindo Corinthians, Fluminense, Cruzeiro, Vasco, Internacional e Botafogo. Já a Libra segue com 13 integrantes, entre eles Flamengo, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Bahia e Santos.

Veja os clubes integrantes da LFU:

  • Atlético;
  • Botafogo;
  • Corinthians;
  • Ceará;
  • Cruzeiro;
  • Fluminense;
  • Fortaleza;
  • Internacional;
  • Juventude;
  • Mirassol;
  • Sport;
  • Vasco;
  • Atlético-GO;
  • Athletico-PR;
  • Amazonas;
  • América;
  • Avaí;
  • Botafogo-SP;
  • Chapecoense;
  • Coritiba;
  • Criciúma;
  • Cuiabá;
  • CRB;
  • Goiás;
  • Novorizontino;
  • Operário-PR;
  • Vila Nova;
  • CSA;
  • Figueirense;
  • Ituano;
  • Londrina;
  • Náutico;
  • Ponte Preta;
  • Tombense.
Leia também

Veja os clubes integrantes da Libra:

  • Bahia;
  • Flamengo;
  • Grêmio;
  • Palmeiras;
  • Red Bull Bragantino;
  • São Paulo;
  • Santos;
  • Vitória;
  • Paysandu;
  • Remo;
  • ABC;
  • Guarani;
  • Sampaio Corrêa.

Liga Forte União (LFU)

Os clubes alinhados à LFU fecharam acordos com diferentes plataformas e emissoras. A Globo será responsável por cinco jogos por rodada e pagará R$ 850 milhões por temporada, valor ajustado conforme o número de participantes da Série A. Além disso, repassará 10% da receita bruta do Premiere em 2025, percentual que será reduzido a 5% entre 2026 e 2029.

A Amazon exibirá uma partida exclusiva por rodada, desembolsando R$ 265 milhões no primeiro ano, com reajuste anual de 10%, o que eleva a média do contrato para R$ 324 milhões ao longo dos cinco anos. A Record, por sua vez, transmitirá um jogo em TV aberta por R$ 200 milhões, em parceria com a CazéTV, que pagará R$ 175 milhões para exibir o mesmo confronto no YouTube.

A nova rodada de negociações por direitos de transmissão será em 2030. Em média, os clubes da LFU vão receber R$ 1,7 bilhão por temporada até 2029. Os clubes da Libra fecharam um acordo na casa dos R$ 1,117 bilhão. Os clubes entenderam que a receita será ainda maior com a negociação em bloco.

Patrocínio e modelo de investimento

A LFU também firmou acordo de patrocínio com a Betano, que investirá R$ 87 milhões anuais para ter exposição nas transmissões da Record e da CazéTV. A marca ainda destinará R$ 40 milhões à Série B.

Além disso, os clubes da Série A — com exceção do Corinthians — venderam 10% das receitas futuras de televisão por 50 anos a um grupo de investidores, recebendo aportes financeiros imediatos.

Diferença nos critérios de divisão

A principal divergência entre os blocos está na distribuição do dinheiro das transmissões. A Libra adota o modelo 40-30-30, com 40% do valor dividido igualmente, 30% conforme a posição na tabela e 30% de acordo com audiência.

A LFU, por outro lado, utiliza o formato 45-30-25, aumentando a fatia fixa para equilibrar as receitas entre os clubes.

Veja comunicado completo do Atlético

“O Clube Atlético Mineiro anuncia sua decisão de retornar à Liga Forte União (LFU), com o objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil.

Desde o início do debate sobre a criação de uma liga nacional, o Atlético sempre defendeu um modelo moderno, sustentável e com os clubes no centro das decisões estratégicas.

O futuro retorno à LFU reflete a convicção de que os clubes da mesma competição são interdependentes e que a cooperação é essencial para fortalecer o futebol brasileiro.

O Galo entende que a LFU oferece a estrutura sólida para que esse modelo se concretize, combinando governança consistente, união de ideais, visão de longo prazo, incentivos à cooperação saudável e processos profissionais, em linha com as melhores práticas dos principais mercados esportivos do mundo.

A LFU é uma associação que reúne 33 clubes brasileiros, sendo 11 da Série A, com o propósito de modernizar a estrutura e a governança do futebol nacional.

Criada em 2022, a associação representa um movimento sólido e coordenado de alguns dos principais clubes do país na promoção de melhorias no futebol profissional, em busca de maior sustentabilidade financeira, transparência e equilíbrio competitivo.

Estruturada sob um modelo de governança profissional, a LFU firmou, em 2023, um acordo de investimento de longo prazo, assegurando previsibilidade de receitas e autonomia para seus membros.

O Atlético dará esse passo para somar, liderar pelo exemplo e contribuir para uma liga unificada que promova equilíbrio competitivo, crescimento dos clubes e sustentabilidade financeira.

O Galo acredita que atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes.

A Sports Media Entertainment irá adquirir parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro. A implementação dessa transação respeitará contratos vigentes e estará sujeita ao cumprimento de uma série de condições precedentes e obtenção das aprovações necessárias”.

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte