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A mudança representa um reposicionamento político importante, embora o clube siga vinculado à Globo até o fim do contrato vigente, em 2029.
“A Sports Media Entertainment irá adquirir parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro. A implementação dessa transação respeitará contratos vigentes e estará sujeita ao cumprimento de uma série de condições precedentes e obtenção das aprovações necessárias”, diz a nota do Atlético.
Com a chegada do time mineiro, a LFU passa a contar com 34 equipes, incluindo Corinthians, Fluminense, Cruzeiro, Vasco, Internacional e Botafogo. Já a Libra segue com 13 integrantes, entre eles Flamengo, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Bahia e Santos.
Anteriormente, o Atlético já ‘fez parte’ da LFU. Até 2023, o clube mineiro era integrante da Liga Forte Futebol (LFF), que se fundiu ao Grupo União para formar o coletivo atual.
Liga Forte União garante ‘pacotão’ de transmissões
Os clubes alinhados à LFU fecharam acordos com diferentes plataformas e emissoras. A Globo será responsável por cinco jogos por rodada e pagará R$ 850 milhões por temporada, valor ajustado conforme o número de participantes da Série A. Além disso, repassará 10% da receita bruta do Premiere em 2025, percentual que será reduzido a 5% entre 2026 e 2029.
A Amazon exibirá uma partida exclusiva por rodada, desembolsando R$ 265 milhões no primeiro ano, com reajuste anual de 10%, o que eleva a média do contrato para R$ 324 milhões ao longo dos cinco anos. A Record, por sua vez, transmitirá um jogo em TV aberta por R$ 200 milhões, em parceria com a CazéTV, que pagará R$ 175 milhões para exibir o mesmo confronto no YouTube.
A nova rodada de negociações por direitos de transmissão será em 2030. Em média,
Patrocínio e modelo de investimento
A LFU também firmou acordo de patrocínio com a Betano, que investirá R$ 87 milhões anuais para ter exposição nas transmissões da Record e da CazéTV. A marca ainda destinará R$ 40 milhões à Série B.
Além disso, os clubes da Série A — com exceção do Corinthians — venderam 10% das receitas futuras de televisão por 50 anos a um grupo de investidores, recebendo aportes financeiros imediatos.
Diferença nos critérios de divisão
A principal divergência entre os blocos está na distribuição do dinheiro das transmissões. A Libra adota o modelo 40-30-30, com 40% do valor dividido igualmente, 30% conforme a posição na tabela e 30% de acordo com audiência.
A LFU, por outro lado, utiliza o formato 45-30-25, aumentando a fatia fixa para equilibrar as receitas entre os clubes.
Clubes da LFU
- Atlético, Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport, Vasco, Atlético-GO, Athletico-PR, Amazonas, América, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova, CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Náutico, Ponte Preta, Tombense.
Clubes da Libra
- Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos, Vitória, Paysandu, Remo, ABC, Guarani, Sampaio Corrêa.
Veja comunicado completo do Atlético
“O Clube Atlético Mineiro anuncia sua decisão de retornar à Liga Forte União (LFU), com o objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil.
Desde o início do debate sobre a criação de uma liga nacional, o Atlético sempre defendeu um modelo moderno, sustentável e com os clubes no centro das decisões estratégicas.
O futuro retorno à LFU reflete a convicção de que os clubes da mesma competição são interdependentes e que a cooperação é essencial para fortalecer o futebol brasileiro.
O Galo entende que a LFU oferece a estrutura sólida para que esse modelo se concretize, combinando governança consistente, união de ideais, visão de longo prazo, incentivos à cooperação saudável e processos profissionais, em linha com as melhores práticas dos principais mercados esportivos do mundo.
A LFU é uma associação que reúne 33 clubes brasileiros, sendo 11 da Série A, com o propósito de modernizar a estrutura e a governança do futebol nacional.
Criada em 2022, a associação representa um movimento sólido e coordenado de alguns dos principais clubes do país na promoção de melhorias no futebol profissional, em busca de maior sustentabilidade financeira, transparência e equilíbrio competitivo.
Estruturada sob um modelo de governança profissional, a LFU firmou, em 2023, um acordo de investimento de longo prazo, assegurando previsibilidade de receitas e autonomia para seus membros.
O Atlético dará esse passo para somar, liderar pelo exemplo e contribuir para uma liga unificada que promova equilíbrio competitivo, crescimento dos clubes e sustentabilidade financeira.
O Galo acredita que atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes.
A Sports Media Entertainment irá adquirir parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro. A implementação dessa transação respeitará contratos vigentes e estará sujeita ao cumprimento de uma série de condições precedentes e obtenção das aprovações necessárias”.