CEO do Atlético, Bruno Muzzi revelou como os clubes da Libra reagiram à saída do Galo do bloco comercial. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) e culminou no ingresso do Alvinegro na Liga Forte União (LFU).
“O Atlético sempre foi muito bem recebido por todos os associados da Libra. A relação, exceto com o Flamengo, que só tumultuou, é muito saudável. Tenho certeza que os clubes da Libra entenderão, nos apoiarão, e eventualmente vão pensar na posição deles”, afirmou Muzzi, em entrevista exclusiva à Itatiaia.
O contrato do Atlético com a LFU será válido até 2074. Apesar disso, o clube segue vinculado à Globo até o fim do contrato vigente, em 2029.
“O Atlético hoje tem um contrato com a Globo, que já foi negociado. O Atlético respeitará esse contrato de 2025 a 2029. A partir de 2030, em um novo ciclo, aí já dentro dessa negociação coletiva com a LFU, esperamos realmente que os direitos de transmissão sejam bem maiores do que são hoje. Obviamente que, desde já, podemos interagir com clubes da LFU para que novas propriedades, novos valores sejam criados nessa junção que cada vez vai ganhando mais força”, destacou Muzzi.
Como fica a LFU
Com a chegada do time mineiro, a LFU passa a contar com 34 equipes, incluindo Corinthians, Fluminense, Cruzeiro, Vasco, Internacional e Botafogo. Já a Libra segue com 13 integrantes, entre eles Flamengo, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Bahia e Santos.
Anteriormente, o Atlético já ‘fez parte’ da LFU. Até 2023, o clube mineiro era integrante da Liga Forte Futebol (LFF), que se fundiu ao Grupo União para formar o coletivo atual.
Veja comunicado completo do Atlético
“O Clube Atlético Mineiro anuncia sua decisão de retornar à Liga Forte União (LFU), com o objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil.
Desde o início do debate sobre a criação de uma liga nacional, o Atlético sempre defendeu um modelo moderno, sustentável e com os clubes no centro das decisões estratégicas.
O futuro retorno à LFU reflete a convicção de que os clubes da mesma competição são interdependentes e que a cooperação é essencial para fortalecer o futebol brasileiro.
O Galo entende que a LFU oferece a estrutura sólida para que esse modelo se concretize, combinando governança consistente, união de ideais, visão de longo prazo, incentivos à cooperação saudável e processos profissionais, em linha com as melhores práticas dos principais mercados esportivos do mundo.
A LFU é uma associação que reúne 33 clubes brasileiros, sendo 11 da Série A, com o propósito de modernizar a estrutura e a governança do futebol nacional.
Criada em 2022, a associação representa um movimento sólido e coordenado de alguns dos principais clubes do país na promoção de melhorias no futebol profissional, em busca de maior sustentabilidade financeira, transparência e equilíbrio competitivo.
Estruturada sob um modelo de governança profissional, a LFU firmou, em 2023, um acordo de investimento de longo prazo, assegurando previsibilidade de receitas e autonomia para seus membros.
O Atlético dará esse passo para somar, liderar pelo exemplo e contribuir para uma liga unificada que promova equilíbrio competitivo, crescimento dos clubes e sustentabilidade financeira.
O Galo acredita que atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes.
A Sports Media Entertainment irá adquirir parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro. A implementação dessa transação respeitará contratos vigentes e estará sujeita ao cumprimento de uma série de condições precedentes e obtenção das aprovações necessárias”.