Maior artilheiro da história da Seleção Boliviana, o ídolo do Cruzeiro
“Se Bolívia for para o Mundial, vou tentar fazer de tudo, mas volto a jogar. Meu sonho, cara. Meu sonho tem que se cumprir em campo, jogando o Mundial”, disse o ídolo do Cruzeiro ao UOL, nessa quarta-feira (10).
Entretanto, a reação do treinador boliviano não foi favorável para o retorno do jogador. “Ele não é um jogador em atividade, nem penso em onde posso vê-lo”, declarou o treinador ao jornal El Deber.
“Eu também tenho desejos. Não sei, teria que vê-lo jogar para opinar, e isso não diminui a grande carreira que ele teve”, acrescentou.
Bolívia na Copa?
A Seleção Boliviana terminou as Eliminatórias em 7º lugar e garantiu uma vaga para disputar a repescagem intercontinental. O sonho de ir ao Mundial reacendeu após a equipe vencer o Brasil por 1 a 0, na última terça-feira (9), em El Alto, pela 18ª e última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. A equipe não disputa uma Copa desde 1994.
Repescagem da Copa do Mundo
A Copa do Mundo de 2026 será cheia de novidades. A mais tradicional competição de futebol do mundo terá um novo formato de repescagem. Um torneio será disputado entre seis seleções para definir as últimas duas classificadas para o Mundial a ser disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.
A
Ainda não há definição do local exato, mas já está definido que será em uma das sedes do Mundial.
As equipes serão classificadas em chaves com base no ranking da Fifa. Quatro equipes de pior ranking se enfrentam em jogo eliminatório para enfrentar a equipe de melhor ranking.
Quando saem os próximos classificados?
- Todos os classificados serão conhecidos em novembro deste ano. Serão duas vagas da Concacaf, uma da Ásia e uma da África.
Quais seleções ainda podem se classificar para a repescagem?
- Ásia: Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã, Arábia Saudita, Iraque e Indonésia;
- África: Burkina Faso, Serra Leoa, Guiné-Bissau, Senegal, Congo, Sudão, África do Sul, Benin, Nigéria, Ruanda, Cabo Verde, Camarões, Líbia, Tanzânia, Níger, Zâmbia, Costa do Marfim, Gabão, Argélia, Uganda, Moçambique, Guiné, Botsuana, Namíbia, Libéria, Malawi, Guiné Equatorial, Gana, Madagascar, Comoros e Mali.
- América Central e do Norte: Suriname, El Salvador, Panamá, Guatemala, Jamaica, Curaçao, Trinidad e Tobago, Bermuda, Costa Rica, Nicaragua, Haiti e Honduras.