Ouvindo...

Quem é Luis Suárez, atacante colombiano que fez quatro gols e tirou Venezuela da Copa

Colômbia goleou a seleção ‘Vinotinto’ e contou com o brilho do atacante do Sporting, de Portugal

Luis Suárez, atacante da Seleção Colombiana

A última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 ficará marcada para sempre na memória dos torcedores colombianos. Luis Javier Suárez, atacante de 26 anos, viveu uma noite histórica nessa quarta-feira (9), em Maturín, ao marcar quatro gols na vitória da Colômbia por 6 a 3 sobre a Venezuela, resultado que eliminou os rivais e consolidou a classificação colombiana.

O feito o transformou no primeiro jogador colombiano a anotar um “poker” em um jogo oficial pelas Eliminatórias e projetou seu nome como nova referência ofensiva do país.

Antes dele, os únicos jogadores a alcançarem tal feito foram Zico, Careca, Iván Zamorano, Romario e o uruguaio Luis Suárez, homônimo do atacante.

Raízes caribenhas e início no futebol

Nascido em 2 de dezembro de 1997 em Santa Marta, cidade do litoral caribenho colombiano, Luis Javier Suárez cresceu cercado pelo futebol. Torcedor declarado do Unión Magdalena, clube tradicional de sua terra natal, começou a se destacar ainda criança em torneios locais.

Seu talento para marcar gols o levou às divisões de base e, em 2016, estreou profissionalmente no Leones, da segunda divisão do futebol colombiano, onde atuou em apenas oito partidas antes de se transferir para a Europa.

Trajetória na Europa

Aos 18 anos, Suárez desembarcou na Espanha para atuar no time B do Granada. Passou também por Real Valladolid B, Gimnàstic Tarragona e Real Zaragoza, construindo gradualmente sua reputação como goleador nas ligas espanholas.

Em 2020 estreou na La Liga com o Granada e, após duas temporadas, foi vendido ao Olympique de Marselha, da França, por 10 milhões de euros. Sua passagem pelo clube francês durou pouco e ele acabou cedido ao Almería, onde encontrou seu melhor momento.

No clube andaluz, somou 37 gols em 58 partidas e foi decisivo para chamar a atenção do Sporting de Portugal, que pagou cerca de 22 milhões de euros para contratá-lo em 2024. No futebol português, Suárez segue acumulando gols.

Presença na Seleção Colombiana

Convocado pela primeira vez ainda sob o comando de Carlos Queiroz, em 2020, Suárez teve participações discretas nas Eliminatórias para o Mundial do Catar, em 2022. Lesões e concorrência atrasaram sua consolidação na equipe, mas a oportunidade reapareceu com o técnico Néstor Lorenzo.

No jogo contra a Venezuela nessa quarta-feira (9), pela última rodada das Eliminatórias de 2026, o atacante brilhou com quatro gols, tornando-se protagonista do triunfo que consolidou a Colômbia na Copa e tirou os venezuelanos da disputa.

Identidade com o futebol colombiano

Embora tenha construído quase toda a carreira fora do país, Suárez mantém forte ligação com suas origens. Além do Unión Magdalena, já declarou que também jogaria pelo Junior Barranquilla caso retornasse ao futebol colombiano.

“Somos costeiros, temos que ter sentido de pertencimento”, disse em entrevista ao Gol Caracol, da Colômbia, ressaltando a influência de suas raízes caribenhas.

Novo nome no ataque do país

Aos 26 anos, Luis Javier Suárez desponta como um dos principais nomes do ataque colombiano para o ciclo que leva à Copa do Mundo de 2026.

Sua capacidade de finalização, velocidade e presença de área o colocam entre as grandes apostas da seleção para o torneio nos Estados Unidos, México e Canadá.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports