Ouvindo...

Bolívia 1 x 0 Brasil: Raphinha critica altitude e detona arbitragem após derrota

Ponta brasileiro criticou as circunstâncias que levaram à derrota da Seleção Brasileira por 1 a 0, nesta terça-feir (9), na Bolívia

Raphinha em ação pela Seleção Brasileira, no jogo contra a Bolícia, nesta terça-feira (9)

Raphinha criticou durante a altitude de El Alto, na Bolívia, após a derrota da Seleção Brasileira para os mandantes, nesta terça-feira (9), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Em entrevista após a partida, o camisa 10 do time brasileiro ainda analisou o desempenho geral do Brasil na qualificatória.

“A gente teve um pouco de dificuldade, principalmente no começo da competição. Mas tivemos dificuldades. O nosso objetivo principal era classificar a Seleção para a Copa e a gente conseguiu. E agora é continuar trabalhando para chegar num melhor momento na Copa”, analisou Raphinha.

Para o meia do Barcelona, a altitude e a arbitragem foram decisivos no revés brasileiro na 19ª rodada das Eliminatórias.

“A partir do momento em que uma equipe te coloca para jogar a 4.000 metros de altitude, acho que isso desfavorece bastante as outras seleções. Um jogo equilibrado, que o árbitro achou um pênalti e isso dificulta demais”, finalizou Raphinha.

Pior campanha do Brasil na história das Eliminatórias

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira fez a pior campanha da história no formato de pontos corridos. Com 28 pontos conquistados, o Brasil obteve um aproveitamento de apenas 51% dos pontos possíveis. Além disso, a 5ª colocação final também representa a pior posição já alcançada.

Esse formato passou a ser utilizado em 1996. Desde então, com 10 seleções disputando em turno e returno, o Brasil nunca havia somado menos de 30 pontos. Antes desse desempenho, a pior campanha havia sido nas Eliminatórias para a Copa de 2002, quando, em meio a mudanças no comando técnico, a Seleção quase ficou de fora do Mundial e terminou com 31 pontos.

Todos desempenhos do Brasil nas eliminatórias em pontos corridos

  • 2002 - 30 pontos - 55,6 % de aproveitamento - 3º
  • 2006 - 34 pontos - 63,0 % de aproveitamento - 1º
  • 2010- 34 pontos 63,0 % de aproveitamento- 1º
  • 2018 - 41 pontos - 75,9 % de aproveitamento - 1º
  • 2022 - 45 pontos - 88,2 % de aproveitamento - 1º
  • 2026 (atual) - 28 pontos - 51% de aproveitamento - 5º
Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.