O Equador derrotou a Argentina por 1 a 0 nesta terça-feira (9), no Estádio Monumental de Guayaquil, pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. O time equatoriano venceu com gol de Enner Valencia, de pênalti, em duelo marcado por uma expulsão para cada lado.
O triunfo levou a Seleção Equatoriana aos 26 pontos, na 4ª posição nas Eliminatórias. Líder, a Argentina estacionou nos 38.
O jogo
Em quase uma hora de primeiro tempo, Equador e Argentina protagonizaram um duelo bem truncado em Guayaquil. Diante da torcida, a Seleção Equatoriana foi pra cima dos argentinos, que não contavam com seu melhor jogador - Messi sequer foi relacionado pelo técnico Lionel Scaloni.
O lance crucial ocorreu aos 30 minutos, quando Otamendi fez falta em Enner Valencia e impediu uma chance clara da equipe equatoriana. Como consequência, o árbitro Wílmar Roldán aplicou cartão vermelho ao zagueiro argentino.
A vantagem numérica tornou o Equador ainda mais presente no ataque. Em disputa pelo ar na área da Argentina, Tagliafico acertou o cotovelo em Preciado. Após revisão no VAR, Roldán assinalou pênalti para a equipe da casa. Com praticamente 59 minutos, Enner Valencia converteu e colocou o Equador na frente.
Segunda etapa
Rapidamente, os times voltaram a ficar em igualdade numérica. Aos quatro minutos, Caicedo fez falta em Nico González e recebeu o segundo cartão amarelo.
Com um a menos pra cada lado, os espaços começaram a surgir. O Equador teve grande oportunidade com Kevin Rodriguez, aos 27 da segunda etapa, mas o atacante parou em Emiliano Martínez.
Na reta final, a Argentina ensaiou uma pressão, mas não teve criatividade para construir momentos claros para empatar. No fim, prevaleceu a vitória equatoriana.
Equador 1 x 0 Argentina
Equador
Galídez, Ordónez, Pacho, Alan Franco, Hincapié; Moises Caicedo, Vite, Preciado (Yeboah); Plata (Kevin Rodriguez), Angulo (Alcívar), Enner Valencia (Kendry Paez).
Argentina
E.Martinez, Montiel (Molina), Balerdi, Otamendi, Tagliafico; De Paul, Paredes (Mastantuono), MacAllister, Simeone; Lautaro Martínez (Julian Álvarez) e Nico González.
- Motivo: 18ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas
- Data e horário: Terça-feira, 9 de setembro, às 20h (de Brasília)
- Local: Estádio Municipal de Guayaquil, Guayaquil-EQU
- Arbitragem: Wilmar Roldán (Colômbia)
- Assistentes: David Fuentes (Colômbia) e John Gallego (Colômbia)
- VAR: Leonard Mosquera (Colômbia)