O Brasil sofreu com a altitude e perdeu para a Bolívia nesta terça-feira (9), por 1 a 0, pela 18ª rodada das
Com o resultado, o Brasil caiu três colocações e terminou as
A vitória da Bolívia foi histórica e extremamente importante. A seleção de Miguelito terminou as Eliminatórias na sétima colocação, à frente da Venezuela, e se classificou para a repescagem da Copa do Mundo. ‘La Verde’ se junta à Nova Caledônia, da Oceania, que também jogará a repescagem.
O jogo
Escalação
O técnico Carlo Ancelotti ‘mexeu tudo’ e optou por mudar nove titulares para enfrentar a Bolívia. O destaque ficou para os três jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro que começaram a partida. Foram eles: o zagueiro Fabrício Bruno, do
Primeiro tempo
O Brasil sentiu a altitude e sofreu com a intensidade boliviana desde o início do jogo. Logo aos seis minutos, o zagueiro Luis Haquin testou Alisson de muito longe, e o goleiro fez bonita defesa. Já aos 11 minutos, o meia Miguelito, do América, cortou para dentro e finalizou cruzado, de fora da área, novamente exigindo do camisa 1 do Brasil.
Com o passar do tempo, o jogador americano dominou as ações do jogo e chegou a criar mais três oportunidades contra o gol de Alisson, que foi muito exigido. A primeira finalização da Seleção na meta adversária veio aos 38 minutos, quando Luiz Henrique bateu rasteiro, nas mãos de Lampe.
Gol boliviano
Aos 46 minutos do primeiro tempo, a arbitragem marcou um pênalti devido a um choque do volante Bruno Guimarães com o lateral Roberto Fernández. Em um primeiro momento, o juiz Cristián Garay, do Chile, não assinalou a penalidade. Porém, com o auxílio do VAR, o dono do apito voltou atrás e marcou a falta dentro da área.
Destaque do time e artilheiro da Bolívia nas Eliminatórias, o meia Miguelito correu para a bola e cobrou firme, no canto direito de Alisson, que chegou a resvalar na bola antes dela estufar as redes: 1 a 0. O gol foi o primeiro sofrido pela Seleção Brasileira sob o comando de Carlo Ancelotti.
Segundo tempo
A etapa final manteve a ‘mesma toada’ do primeiro tempo, com o Brasil sofrendo com a altitude e a Bolívia explorando contra-ataques. O técnico Carlo Ancelotti promoveu mudanças no time, a Seleção melhorou, mas ainda assim não conseguiu furar a defesa adversária.
A principal chance de gol no segundo tempo, inclusive, foi da própria Bolívia. Aos 41 minutos do segundo tempo, o goleiro Alisson fez grande defesa em cabeçada de Algarañaz e evitou uma derrota ainda maior.
Ficha do jogo
Bolívia 1 x 0 Brasil
Bolívia
Lampe; Medina (Yomar Rocha), Haquín, Morales, Fernández; Melgar, Villamil, Vaca (Cuellar); Paniagua, Monteiro (Algañaraz) e Miguelito. Técnico: Óscar Villegas.
Brasil
Alisson, Vitinho (Marquinhos), Alexsandro, Fabrício Bruno, Caio Henrique, Andrey Santos (Jean Lucas), Bruno Guimarães, Lucas Paquetá, Samuel Lino (Raphinha), Luiz Henrique (Estêvão) e Richarlison (João Pedro). Técnico: Carlo Ancelotti
Gols
Miguelito (49min do 2T), para a Bolívia;
Cartões amarelos
Bruno Guimarães (35min do 2T) e Fabrício Bruno (39min do 2T), do Brasil;
- Motivo: 18ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026;
- Data e horário: terça-feira, 9 de setembro de 2025, às 20h30 (de Brasília);
- Local: Estádio Municipal de El Alto, em El Alto, na Bolívia;
- Árbitro: Cristián Garay (CHI);
- Assistentes: Miguel Rocha (CHI) e Juan Serrano (CHI);
- Árbitro de vídeo - VAR: Rodrigo Carvajal (CHI);