Ouvindo...

Presidente da CBF critica condições de jogo após derrota do Brasil: ‘Várzea’

Samir Xaud não poupou críticas à arbitragem de duelo contra Bolívia

Samir Xaud, presidente da CBF

A Seleção Brasileira encerrou sua participação nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 com derrota por 1 a 0 para a Bolívia, nessa terça-feira (9), em El Alto. O revés a 4 mil metros de altitude marcou o pior desempenho do Brasil na história do torneio classificatório.

Apesar da vaga já garantida no Mundial, a equipe terminou apenas na quinta posição, com 28 pontos.

Logo após o apito final, o presidente da CBF, Samir Xaud, criticou duramente as condições da partida. Em entrevista ao ge, ele apontou falhas da arbitragem, truculência policial e conduta dos gandulas durante o jogo.

Críticas às condições da partida

Para Xaud, o Brasil enfrentou muito mais do que apenas a altitude. “Uma tristeza o que ocorreu hoje aqui. Viemos para jogar futebol e o que vimos desde a nossa chegada foi um antijogo. Mesmo com essa altitude de 4 mil metros, jogamos contra a arbitragem, contra a polícia e contra os gandulas, tirando as bolas de campo, colocando bolas dentro de campo. Uma verdadeira várzea”, disse.

O dirigente reforçou que situações como a registrada em El Alto não condizem com o nível esperado para uma competição classificatória mundial.

“Não é o que nós esperamos para o futebol mundial nem para o futebol sul-americano. O que nós queremos é engrandecer ainda mais. Esse tipo de atitude principalmente jogando na altitude fica difícil, ainda mais jogando com 14 homens dentro de campo. Espero que a Conmebol tome providências, justamente porque temos tudo gravado. Isso não pode acontecer, é um absurdo”, foi além.

Episódios com gandulas e recepção

Nos minutos finais do jogo, bolas foram lançadas ao campo para atrapalhar os ataques brasileiros, situação que também gerou protesto do presidente. Xaud afirmou ainda que houve problemas na recepção à delegação brasileira.

“Polícia truculenta com toda a equipe, toda a comissão técnica. É o que a gente não espera. Nós recebemos todas as seleções muito bem, nós abraçamos as seleções. Nós colocamos tudo à disposição deles e quando vamos jogar fora do Brasil, principalmente aqui, chega a ser até absurda a recepção que nós temos aqui. Fica a minha indignação”, afirmou o mandatário.

Pior campanha da Seleção em Eliminatórias

Mesmo com o desempenho abaixo do histórico, o Brasil confirmou sua vaga para a Copa do Mundo de 2026. A Seleção terminou na quinta colocação, atrás de Argentina, Equador, Colômbia e Uruguai.

O Paraguai fechou o G6 das equipes classificadas diretamente, enquanto a Bolívia garantiu vaga na repescagem com a vitória sobre os brasileiros.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports