Com a derrota para a Bolívia nessa terça-feira (9), o Brasil terminou as
Diferentemente do que muitos pensaram, não… O Brasil não será impactado por se classificar em quinto nas Eliminatórias. Isso porque o que define um cabeça de chave na Copa do Mundo é o ranking de clubes da Fifa, e não a posição em que terminaram as seleções nas classificatórias.
Como serão doze grupos na Copa do Mundo de 2026, com três países sedes (que automaticamente se classificam como cabeças de chave), os nove primeiros do ranking da Fifa estarão no ‘Pote 1’ do sorteio. Atualmente, o Brasil é o quinto colocado na tabela da entidade. Ou seja, sim, muito provavelmente a Seleção será cabeça de chave no Mundial.
Ranking de seleções da Fifa
- Argentina - 1885.36 pontos
- Espanha - 1854.64 pontos
- França - 1862.03 pontos
- Inglaterra - 1813.32 pontos
- Brasil - 1777.69 pontos
- Portugal - 1770.53 pontos
- Holanda - 1758.18 pontos
- Bélgica - 1736.38 pontos
- Alemanha - 1716.98 pontos
Tabela das Eliminatórias
Com a derrota para a Bolívia, o Brasil caiu três colocações e terminou as Eliminatórias da Copa do Mundo em quinto, com 28 pontos. Atual campeã mundial, a Argentina fechou a fase classificatória na liderança e foi seguida por Equador, Colômbia e Uruguai. Quem fechou o G6 dos classificados para a Copa foi o Paraguai, que ficou em sexto lugar.
A vitória da Bolívia foi histórica e extremamente importante. A seleção de Miguelito terminou as Eliminatórias na sétima colocação, à frente da Venezuela, e se classificou para a repescagem da Copa do Mundo. ‘La Verde’ se junta à Nova Caledônia, da Oceania, que também jogará a repescagem.