Ouvindo...

Ídolo do Cruzeiro pode deixar aposentadoria para jogar Copa do Mundo; entenda

Marcelo Moreno, maior artilheiro da história da Bolívia, se aposentou da ‘La Verde’ em novembro de 2023

Marcelo Moreno em ação pelo Cruzeiro

O ex-atacante Marcelo Moreno surpreendeu torcedores e declarou que pode sair da aposentadoria para jogar a Copa do Mundo de 2026. Para que isso ocorra, a Seleção da Bolívia terá que se classificar na Repescagem do Mundial.

“Se Bolívia for para o Mundial, vou tentar fazer de tudo, mas volto a jogar. Meu sonho, cara. Meu sonho tem que se cumprir em campo, jogando o Mundial”, disse o ídolo do Cruzeiro ao UOL, nessa quarta-feira (9).

Em 21 novembro de 2023, Marcelo Moreno jogou a última partida com a camisa da Bolívia. A derrota por 3 a 0 para o Uruguai, pelas Eliminatórias, em Montevideu-URU, marcou a última dança do artilheiro.

A despedida em casa foi dias antes, em 16 de novembro de 2023, na vitória por 2 a 0 sobre o Peru, no Estádio Hernando Siles, em La Paz.

Moreno é o maior goleador da história da Seleção Boliviana. Ao todo são 108 jogos, com 31 gols.

Marcelo Martins Moreno foi o artilheiro das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2022 no Catar, com 10 gols. O ex-Cruzeiro é, também, o terceiro maior goleador da história da disputa, com 22 gols em 63 jogos, atrás de Lionel Messi (36) e Luis Suárez (29).

A Bolívia conquistou a vaga na Repescagem após a vitória por 1 a 0 sobre o Brasil, na noite dessa terça-feira (9). O meia Miguelito, do América, marcou o gol histórico para a ‘La Verde’, que se junta à Nova Caledônia, da Oceania, na repescagem.

Leia também

Repescagem da Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2026 será cheia de novidades. A mais tradicional competição de futebol do mundo terá um novo formato de repescagem. Um torneio será disputado entre seis seleções para definir as últimas duas classificadas para o Mundial a ser disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.

O torneio terá representantes dos continentes. A Nova Caledônia e a Bolívia já estão classificadas. Ainda serão definidos dois representantes da América do Norte e Central, um representante da África e um da Ásia.

A competição será realizada em março de 2026 e será um evento preparatório para a Copa do Mundo. Ainda não há definição do local exato, mas já está definido que será em uma das sedes do Mundial.

As equipes serão classificadas em chaves com base no ranking da Fifa. Quatro equipes de pior ranking se enfrentam em jogo eliminatório para enfrentar a equipe de melhor ranking.

Quando saem os próximos classificados?

  • Todos os classificados serão conhecidos em novembro deste ano. Serão duas vagas da Concacaf, uma da Ásia e uma da África.

Quais seleções ainda podem se classificar para a repescagem?

  • Ásia: Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã, Arábia Saudita, Iraque e Indonésia;
  • África: Burkina Faso, Serra Leoa, Guiné-Bissau, Senegal, Congo, Sudão, África do Sul, Benin, Nigéria, Ruanda, Cabo Verde, Camarões, Líbia, Tanzânia, Níger, Zâmbia, Costa do Marfim, Gabão, Argélia, Uganda, Moçambique, Guiné, Botsuana, Namíbia, Libéria, Malawi, Guiné Equatorial, Gana, Madagascar, Comoros e Mali.
  • América Central e do Norte: Suriname, El Salvador, Panamá, Guatemala, Jamaica, Curaçao, Trinidad e Tobago, Bermuda, Costa Rica, Nicaragua, Haiti e Honduras.

Seleções já classificadas para a Copa do Mundo

  • Sedes: Canadá, Estados Unidos e México;
  • Ásia: Austrália, Irã, Japão, Jordânia, Coreia do Sul e Uzbequistão;
  • África: Marrocos e Tunísia;
  • América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai;
  • Oceania: Nova Zelândia;
Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte