Ouvindo...

Nova Zelândia vence Nova Caledônia garante vaga na Copa do Mundo de 2026

País da Oceania garantiu vaga com goleada diante do adversário continental

Jogadores da Nova Zelândia comemoram vaga na Copa do Mundo de 2026

Na madrugada desta segunda-feira (24), a Nova Zelândia garantiu a classificação para a Copa do Mundo de 2026. A equipe goleou a Nova Caledônia, fora de casa, por 3 a 0 e garantiu seu lugar no mundial. Os gols foram marcados por Michael Boxall, Kosta Barbarouses e Elijah Just.

Será a terceira vez que a Nova Zelândia jogará uma Copa do Mundo. Antes, os neozelandeses estiveram presentes nos mundiais de 1982 (Espanha) e 2010 (África do Sul). É a primeira vez que a Oceania tem uma vaga direta na competição.

Em 1982, a Nova Zelândia caiu no mesmo grupo do Brasil e foi goleada por 4 a 0. Zico (duas vezes), Falcão e Serginho Chulapa marcaram os gols do jogo.

A Nova Zelândia é o quinto país a garantir vaga no mundial. Na semana passada, o Japão foi a primeira seleção a conseguir um lugar no campo, se juntando a Estados Unidos, México e Canadá, classificados como anfitriões da competição.

A Nova Caledônia, vice-campeã das Eliminatórias, vai disputar um playoff para ainda tentar uma vaga no Mundial. A disputa envolverá uma seleção da África, uma da Ásia, duas da Concacaf e uma da Conmebol.

Leia também

Copa do Mundo 2026

A Copa do Mundo será disputada em três países pela primeira vez na história da competição. Além disso, terá um aumento do número de participantes: de 32 para 48 seleções.

No total, serão 104 jogos em 16 cidades de três países diferentes: Estados Unidos, México e Canadá. Os três têm vaga garantida como sede da competição.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.