A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) surpreendeu e anunciou, nesta quinta-feira (11), uma alteração na final da Copa Sul-Americana. A final, que seria disputada no Estádio “Tahuichi” Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, será realizada em Assunção, no Paraguai. A data da decisão não foi alterada e segue prevista para 22 de novembro, sábado.
A mudança, de acordo com a entidade, ocorre após visita técnica. revelou preocupação com questões do estádio na Bolívia.
“A CONMEBOL informa que, apesar dos esforços empreendidos, a mais recente inspeção técnica realizada no Estádio “Tahuichi” Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, revelou dados preocupantes quanto ao cumprimento dos prazos e do cronograma de obras e melhorias necessárias para sediar a final da CONMEBOL Sudamericana 2025", escreveu em nota.
“O relatório técnico é categórico ao apontar que não há mais tempo hábil para a conclusão das obras, tendo sido esgotados todos os prazos razoáveis. A mudança de sede tem como principal objetivo preservar o alto padrão de qualidade da final da CONMEBOL Sudamericana e garantir o cumprimento com excelência dos compromissos assumidos com os torcedores, clubes participantes, patrocinadores e marcas associadas”, completa.
Tratativas em andamento
Ainda não há confirmação sobre a decisão do novo estádio. As conversas com o Governo do Paraguai e a Associação Paraguaia de Futebol (APF) para coordenar os preparativos já foram iniciadas.
A final de 2024 realizada entre Racing e Cruzeiro também foi no Paraguai. A partida foi disputada no Estádio General Pablo Rojas, na capital paraguaia.