Ouvindo...

Conmebol exclui Independiente da Sul-Americana e divulga punições; veja

Torcida do time argentino, assim como chilenos da Universidad de Chile, protagonizaram cenas de selvageria em jogo pelo torneio

Confusão no Estádio Libertadores de América deixou cerca de 90 feridos em duelo entre Independiente e Universidad de Chile

A Conmebol decidiu excluir o Independiente, da Argentina, da Copa Sul-Americana. A decisão acontece semanas após atos de selvageria no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na Argentina, no dia 20 de agosto, durante jogo contra a Universidad de Chile, pelas oitavas de final do torneio. Apesar da grande confusão causada por seus torcedores, o time chileno segue no torneio.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (4), a entidade confirmou a desclassificação do time argentino. Com isso, a Universidad de Chile enfrentará o Alianza Lima, do Peru, nas quartas de final.

A exclusão do clube argentino da Sul-Americana não foi a única sanção imposta pela Conmebol. O Independiente jogará as próximas sete partidas como mandante com portões fechados, além de não ter torcedores presentes em sete jogos como visitante.

Para a Universidad de Chile, a punição foi idêntica, exceto no fator exclusão do torneio. O time jogará sem torcida em seu estádio nos próximos sete jogos, além de não ter torcedores presentes em sete partidas como visitante.

Selvageria em Independiente x Universidad do Chile

Torcedores da Universidad de Chile e do Independiente protagonizaram cenas lamentáveis nesta quarta-feira (20). Durante a partida contra o Rojo, os visitantes atearam fogo nas arquibancadas do Estádio Libertadores da América, na Argentina. Além disso, uma imagem registrou o momento em que um homem lança uma bomba em direção à torcida mandante.

Em razão disso, o árbitro uruguaio Gustavo Tejera interrompeu o duelo, que estava no segundo tempo. A ‘La U’ havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Chile, e quando a partida foi paralisada, o placar estava empatado por 1 a 1.

Após uma hora de paralisação, a Conmebol decidiu cancelar a realização da partida por falta de garantias de segurança por parte do clube local e das autoridades locais de segurança.

Ainda não se sabe qual será a decisão da entidade em relação ao futuro das equipes na atual edição da Copa Sul-Americana.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.