Gabriel Boric, presidente do Chile, publicou nas redes sociais uma mensagem de repúdio ao episódio ocorrido em Independiente x Universidad de Chile, pela
“O que aconteceu em Avellaneda entre as torcidas do Independiente e da Universidad de Chile foi errado em muitos aspectos, desde a violência entre os torcedores até a flagrante irresponsabilidade da organização. A justiça precisa determinar os responsáveis”, escreveu Boric.
O político também afirmou que o governo chileno se responsabilizará para assistir os torcedores da La U que se feriram na confusão. Segundo o presidente, vários órgãos serão acionados na tentativa de amenizar os danos.
“Agora, nossa prioridade como governo é verificar a situação dos nossos compatriotas atacados, garantir seu atendimento médico imediato e garantir a proteção dos detidos. Para isso, estamos trabalhando com a Embaixada, o Consulado, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Interior.” - completou.
El mensaje de Boric, presidente chileno: "LO SUCEDIDO ESTÁ MAL EN DEMASIADOS SENTIDOS" 🗣️❌ pic.twitter.com/42gzfZhGLw
— TyC Sports (@TyCSports) August 21, 2025
Entenda o que aconteceu em Independiente x Universidad do Chile
A confusão teve início no segundo tempo. Torcedores do time chileno tomaram uma faixa de uma torcida do time mandante. Além disso, atiraram bombas em um dos setores dos argentinos, além de colocar fogo em objetos nas arquibancadas.
Logo após a ação dos chilenos, os torcedores do Independiente conseguiram furar o bloqueio policial e invadiram a área destinada aos torcedores da Universidad.
A partir de então, mais cenas de violência extrema tomaram o estádio Libertadores da América. Torcedores chilenos ficaram encurralados na arquibancada e foram espancados e despidos.
Um torcedor, para tentar fugir da fúria dos argentinos, se atirou da arquibancada. Os que ficaram, não escaparam e ficaram bastante feridos e até mesmo desmaiados.
De acordo com a imprensa argentina, são cerca de 90 feridos, três deles em estado grave.
Ainda não se sabe se alguma das equipes seguirá na Copa Sul-Americana ou se ambas serão punidas com a eliminação do torneio. Os órgãos judiciais da entidade vão decidir a classificação.