Estima-se que 90 pessoas ficaram feridas - entre elas, pelo menos três em estado grave - no confronto entre torcedores do Independiente-ARG e Universidad de Chile nesta quarta-feira (20). A confusão generalizada ocorreu durante o jogo entre as equipes pelas oitavas de final da
As imagens que ganharam o mundo mostram o momento em que os chilenos jogaram bombas e incendiaram as arquibancadas do estádio do ‘Rojo’. Na sequência, a torcida mandante invadiu a área reservada para os visitantes e a selvageria aumentou. Homens com o rosto sangrando e sem roupa foram registrados. Um torcedor da ‘La U’ se jogou da marquise para evitar o linchamento.
Segundo o jornal ‘La Nacion’, da Argentina, aproximadamente 90 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, e os feridos foram levados ao Hospital Fiorito.
Já o portal TycSports afirma que mais de 300 torcedores da Universidad de Chile foram presos pela Polícia Municipal após incidentes no estádio Independiente.
Los hinchas de Independiente dejaron COLGADA la ropa que le sacaron a los hinchas de la U de Chile.
— TyC Sports (@TyCSports) August 21, 2025
📹 @PatoCanulli pic.twitter.com/AVUlA52tCd
Em outros vídeos, os argentinos penduram no alambrado do estádio as roupas que arrancaram dos chilenos, como troféu.
O que desencadeou a confusão?
Segundo a apuração da TyC, tudo começou quando torcedores chilenos roubaram uma bandeira do Independiente, que estava próxima de sua torcida. Essa situação levou às primeiras trocas de agressões. Foi assim que teve início o caos que eclodiu no estádio da Libertadores da América.
E o jogo?
Momento em que o torcedor da Universidad de Chile joga bomba na torcida do Independiente
Logo na volta do intervalo, árbitro Gustavo Tejera interrompeu a partida após dois minutos devido à insustentabilidade da situação.
Jogadores chilenos tentaram apelar para seus torcedores, mas sem sucesso.
Após mais de meia hora de tumulto, o árbitro decidiu mandar os jogadores para o vestiário até que as arquibancadas fossem esvaziadas.
Depois mais de meia hora de barbárie nas arquibancadas, o árbitro decidiu mandar os jogadores para o vestiário até que as arquibancadas fossem esvaziadas.
A ‘La U’ havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Chile, e quando a partida foi paralisada, o placar estava empatado em 1 a 1.
Qual será a atitude da Conmebol?
É importante destacar que a Conmebol cancelou a partida entre Independiente e Universidad de Chile, não a sua suspensão. Ou seja, a partida não será disputada novamente, e os órgãos judiciais decidirão o resultado após uma investigação dos fatos. Por meio de nota oficial a entidade máxima do futebol sul-americano, se pronunciou.
“A Direção de Competições e Operações da Conmebol informou que, em função da falta de garantias de segurança por parte do clube local e das autoridades locais de segurança, que garantissem a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidade do Chile (CHI) nas oitavas de final da Conmebol Sul-Americana 2025, o encontro foi cancelado.
Assim mesmo, acrescenta que, tendo em conta que foi cumprido com o estabelecido no Manual de Clubes para situações semelhantes, sem que a situação tenha sido corrigida, a partida será cancelada e o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciários da Conmebol para futuras determinações.
Todas as informações dos acontecimentos ocorridos dentro e fora do estádio serão enviadas à Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol”, publicou a Conmebol.
Haverá uma investigação para que o órgão avalie as imagens, os vídeos e a responsabilidade das instituições. Relatos de agências de segurança, observadores, etc. também serão levados em consideração.