Participe do canal e receba as notícias do Santos no WhatsApp

Gabigol titular absoluto? Veja situação do ataque do Santos com chegada de ex-Cruzeiro

Jogador de 29 anos, que pertence ao Cruzeiro, foi anunciado pelo Peixe no último sábado (3)

Gabigol, atacante do Santos FC

O atacante Gabigol foi uma contratação muito celebrada pelo Santos. O atleta, que ainda pertence ao Cruzeiro, foi anunciado no último sábado (3), com status de grande estrela.

Além de ser identificado com o clube e ter uma carreira vitoriosa no futebol brasileiro, pesa a favor de Gabigol o momento de outros atacantes do Peixe. A tendência é que ele inicie sua terceira passagem pelo Santos como titular absoluto.

Os três principais “concorrentes” de Gabigol são: Tiquinho Soares, Lautaro Díaz e Thaciano.

Tiquinho foi contratado em janeiro de 2025, sob forte expectativa, em uma transação que também envolveu a chegada do zagueiro Jair ao Botafogo. Na prática, o atacante não conseguiu se firmar, tanto que o clube cogita negociá-lo nesta janela de transferências em caso de proposta vantajosa, até por conta de seu custo mensal, considerado alto.

Em 40 jogos (23 como titular), Tiquinho soma sete gols e quatro assistências. No último Campeonato Brasileiro, foi às redes apenas duas vezes.

Já Lautaro Díaz está emprestado ao Santos, também pelo Cruzeiro, até julho. O jogador de 27 anos teve uma sequência como titular sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, mas também não convenceu.

O argentino se notabiliza pela entrega, sendo importante para pressionar a saída de bola do adversário. Com a bola nos pés, porém, pouco fez. Em 15 partidas (12 de início), tem três gols e duas assistências.

Por fim, Thaciano teve uma temporada abaixo pelo Santos em 2025. O atleta de 30 anos, contratado no mesmo período de Tiquinho, custou cerca de 4,5 milhões de euros (R$ 32 milhões na cotação da época) ao clube. Ele estava no Bahia.

O jogador anotou cinco gols em em 31 jogos (10 como titular). Desses, três foram anotados no Campeonato Brasileiro.

O cenário pouco animador fez com que Neymar atuasse algumas vezes como falso 9 ao longo de 2025. Assim, o camisa 10 recuava e abria espaço para que os pontas infiltrassem.

Leia também

Gabigol pelo Cruzeiro

A temporada de Gabigol pelo Cruzeiro foi discreta e contrastou com todo o alarde da contratação em oficializada em 1º de janeiro de 2025. O atacante perdeu espaço especialmente a partir da chegada de Leonardo Jardim, sendo reserva de Kaio Jorge.

Em 49 jogos que entrou em campo no ano, o atleta foi titular em 23. Ao todo, anotou 13 gols e distribuiu quatro assistências.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.

Ouvindo...