Na competição continental, em que o Galo já se encontra nas quartas de final, o treinador argentino traz um trunfo a mais: a experiência de já ter sido campeão do torneio. Em 2011, Sampaoli conquistou a Copa Sul-Americana comandando a Universidad de Chile, com uma campanha memorável.
Agora, o técnico espera repetir o feito à frente do Atlético, que busca um título inédito. O próximo desafio do Alvinegro será diante do Bolívar, nas quartas de final. O confronto de ida está marcado para o dia 17 de setembro, às 19h (horário de Brasília), em La Paz.
Título da Sul-Americana
Na campanha do título com a La U, Sampaoli eliminou grandes adversários. Nas oitavas de final, despachou o Flamengo com autoridade, vencendo por 5 a 0 no placar agregado.
Na sequência, superou o Arsenal de Sarandí-ARG com 5 a 1 na soma dos jogos. Na semifinal, enfrentou o Vasco e garantiu a classificação com 3 a 1 no agregado. Já na final, sua equipe foi avassaladora contra a LDU, vencendo os dois jogos e fechando a decisão com um placar total de 4 a 0.
Campanha da Universidad de Chile na Copa Sul-Americana 2011
Oitavas de final
- Flamengo 0 x 4 Universidad de Chile
- Universidad de Chile 1 x 0 Flamengo
Quartas de final
- Arsenal de Sarandí 1 x 2 Universidad de Chile
- Universidad de Chile 3 x 0 Arsenal de Sarandí
Semifinal
- Vasco 1 x 2 Universidad de Chile
- Universidad de Chile 2 x 0 Vasco
Final
- LDU 0 x 1 Universidad de Chile
- Universidad de Chile 3 x 0 LDU
Artilheiro atleticano
Curiosamente, o artilheiro daquela edição da Copa Sul-Americana foi um nome que anos depois vestiria a camisa do Atlético: o chileno Eduardo Vargas, autor de 11 gols. O vice-artilheiro foi Hernán Barcos, ex-Cruzeiro, com sete gols marcados.
Estreia de Sampaoli em 2025
Antes de voltar suas atenções à Sul-Americana, Sampaoli terá pela frente logo de cara um grande desafio. Sua estreia será no dia 11 de setembro, contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelas quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, disputado na Arena MRV, o time celeste venceu por 2 a 0. Assim, o Atlético precisa devolver a diferença de dois gols para levar a decisão aos pênaltis.
Depois disso, Sampaoli fará seu primeiro jogo diante da torcida atleticana. No domingo, dia 14, o Galo enfrenta o Santos, às 16h (de Brasília), na Arena MRV, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.