O Idependiente, da Argentina, se pronunciou após ter sido excluído da
“Perdeu o futebol, ganharam os violentos”, publicou o Independiente. Na imagem, aparece uma camisa branca do clube, com uma mancha vermelha.
Publicação do Independiente nesta quinta-feira (4)
A punição
A decisão acontece semanas após atos de selvageria no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na Argentina, no dia 20 de agosto, durante jogo contra a Universidad de Chile, pelas oitavas de final do torneio. Apesar da grande confusão causada por seus torcedores, o time chileno segue no torneio.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (4), a entidade confirmou a desclassificação do time argentino. Com isso, a Universidad de Chile enfrentará o Alianza Lima, do Peru, nas quartas de final.
A exclusão do clube argentino da Sul-Americana não foi a única sanção imposta pela Conmebol. O Independiente jogará as próximas sete partidas como mandante com portões fechados, além de não ter torcedores presentes em sete jogos como visitante.
Para a Universidad de Chile, a punição foi idêntica, exceto no fator exclusão do torneio. O time jogará sem torcida em seu estádio nos próximos sete jogos, além de não ter torcedores presentes em sete partidas como visitante.
Selvageria em Independiente x Universidad do Chile
Torcedores da Universidad de Chile e do Independiente protagonizaram cenas lamentáveis nesta quarta-feira (20). Durante a partida contra o Rojo, os visitantes atearam fogo nas arquibancadas do Estádio Libertadores da América, na Argentina. Além disso, uma imagem registrou o momento em que um homem lança uma bomba em direção à torcida mandante.
Em razão disso, o árbitro uruguaio Gustavo Tejera interrompeu o duelo, que estava no segundo tempo. A ‘La U’ havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Chile, e quando a partida foi paralisada, o placar estava empatado por 1 a 1.
Após uma hora de paralisação, a Conmebol decidiu cancelar a realização da partida por falta de garantias de segurança por parte do clube local e das autoridades locais de segurança.
Ainda não se sabe qual será a decisão da entidade em relação ao futuro das equipes na atual edição da Copa Sul-Americana.