Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético encaminha saída de Cuca e faz contatos por substituto; saiba detalhes

Cúpula se reunirá com o atual treinador nas próximas horas para acertar saída

Cuca durante jogo do Atlético na Arena MRV

O Atlético já está de olho no mercado da bola, em busca um substituto para o técnico Cuca, que não permanecerá no comando do Alvinegro. Apesar de ainda não oficializar a saída do treinador de 61 anos, o que deve acontecer ainda nesta semana, o clube faz consultas e já abriu conversas com pelo menos um profissional.

Trata-se de Pedro Caixinha, técnico português que, no Brasil, comandou Red Bull Bragantino e Santos. A informação foi trazida inicialmente pelo O Tempo e confirmada pela Itatiaia, com fonte próxima ao treinador de 54 anos. Desde a saída do clube da Vila Belmiro, em abril, ele aguarda por nova oportunidade.

A reportagem foi além e apurou que a diretoria atleticana fez contato com representante de Caixinha na manhã desta quinta-feira (28), e que, para o técnico, seria um grande prazer retornar ao futebol brasileiro e “desembarcar” na Cidade do Galo. Ele considera o Atlético uma das potências do país e vê o grupo como “muito qualificado”.

Leia também

Atlético aguarda reunião com Cuca

Outro ponto para que o clube ainda não tenha oficializado a saída de Cuca é que o técnico passou por procedimento cirúrgico nesta quinta, dia após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, em plena Arena MRV, no duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Cuca ainda está hospitalizado e não houve conversa entre as partes por este motivo. Para o Comitê do Futebol do clube, o desempenho com o treinador, após 8 meses de trabalho, é considerado aquém das expectativas criadas e os números “não são satisfatórios”.

A derrota no clássico, quarta na Arena MRV após o Mundial de Clubes (Bucaramanga-COL, Flamengo, Grêmio e Cruzeiro), foi a gota d'água para a decisão de encerrar a quarta passagem do comandante, multicampeão e considerado um dos maiores da história do Galo.

Ex-técnico do São Paulo cotado?

A Itatiaia também apurou que um dos nomes que surgiram durante reunião da diretoria foi o de Luis Zubeldía, argentino de 44 anos que deixou o comando técnico do São Paulo em junho, quando foi demitido. Em contato com estafe do técnico, porém, a resposta foi que ele não pretende voltar ao futebol brasileiro neste momento.

Retorno de Jorge Sampaoli?

Outro nome ventilado nos bastidores é de Jorge Sampaoli, técnico que comandou o Atlético em 2020, até o início de 2021, quando se transferiu para o futebol francês. A Itatiaia apurou junto ao agente do “hermano”, e Jorge gostaria de retornar ao Galo, mas ainda não foi contactado.

Tite aceitaria?

Apesar de ter boa aceitação na cúpula atleticana, o técnico Tite não deve voltar a trabalhar neste momento. A Itatiaia apurou com fontes ligadas ao treinador que ele tem cirurgia marcada para 15 de setembro, quando colocará prótese no joelho. A tendência é que ele não assuma nenhum clube neste ano.

Números de Cuca

No total, Cuca comandou o Atlético em 45 jogos na temporada, com 22 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. O Galo foi campeão mineiro e está nas quartas de final da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil.

Passagens anteriores

Cuca soma outras três passagens pelo Atlético. Nas duas primeiras, o comandante acumulou bons números. Entre 2011 e 2013, ele terminou com títulos importantes, como a Copa Libertadores (2013) e os Campeonatos Mineiros (2012 e 2013), além do vice no Campeonato Brasileiro de 2012.

A segunda passagem, em 2021, também foi de sucesso em relação aos títulos. O treinador levou o Alvinegro ao título do Campeonato Mineiro (2021), da Copa do Brasil (2021) e do Campeonato Brasileiro (2021), colocando fim a um jejum de 50 anos.

Já na última delas, em 2022, o comandante não conseguiu repetir os feitos históricos. Ao todo, foram 21 jogos, sete vitórias, sete empates e sete derrotas (41,17% de aproveitamento). Ele deixou o cargo em novembro daquele ano e foi sucedido por Eduardo Coudet, que assumiu o time em 2023.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Repórter setorista do Atlético, na Radio Itatiaia.
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.