Ouvindo...

Chelsea é acusado pela Federação Inglesa e pode perder pontos na Premier League

Clube inglês teria infringido regras 74 vezes de 2009 a 2022

Novo terceiro uniforme do Chelsea para a temporada 2025/26

A Football Association (FA), órgão que regula o futebol na Inglaterra, denunciou o Chelsea por irregularidades relacionadas a agentes de futebol. De acordo com um comunicado divulgado nesta quinta-feira (11), foram 74 irregularidades encontradas entre 2009 a 2022. Entre outras punições, o clube pode perder pontos na Premier League.

O clube inglês, à época, era comandado pelo magnata russo Roman Abramovich. A FA afirma que as principais irregularidades ocorreram entre 2010 e 2016.

“No total, 74 acusações foram apresentadas contra o Chelsea FC. A conduta objeto das acusações abrange o período de 2009 a 2022 e está relacionada principalmente a eventos ocorridos entre as temporadas de 2010/11 e 2015/16", diz parte do comunicado.

O clube tem até 19 de setembro para responder formalmente. O Chelsea se pronunciou de maneira oficial sobre o caso.

“Durante o processo de diligência antes da compra, o atual grupo de donos descobriu a possibilidade de balanços financeiros incompletos sobre o histórico de transações e outras potenciais irregularidades nas regras. Imediatamente o próprio clube reportou os problemas para os órgãos, inclusive a FA”, diz parte do comunicado.

Leia também

Venda do Chelsea

Em maio 2022, o Roman Abramovich vendeu os Blues por cerca de 4,25 bilhões de libras (aproximadamente R$ 25,5 bilhões na cotação da época). O valor, entretanto, está bloqueado em uma conta bancária britânica desde o anúncio do negócio, uma vez que Abramovich foi sancionado após a invasão na Europa, em fevereiro de 2022.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.