Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Árbitro deixa ‘geladeira’ após polêmica em Inter x Cruzeiro e é escalado pela CBF

Marcelo de Lima Henrique (CE) foi escalado para apitar jogo da Série A do Campeonato Brasileiro

Momento em que Marcelo de Lima Henrique começa a tirar o cartão do bolso para expulsar Jonathan

O árbitro Marcelo de Lima Henrique (CE) voltará a atuar após a polêmica no duelo entre Internacional e Cruzeiro, em que expulsou o zagueiro Jonathan Jesus. O profissional será o dono do apito de RB Bragantino e Palmeiras, às 18h30 (de Brasília) deste domingo (18), pela 9ª rodada do Brasileirão, em confronto que vale a liderança.

Em 7 de abril, Marcelo de Lima Henrique havia sido ‘afastado’ pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que considerou errôneas as decisões da arbitragem na derrota do Cruzeiro para o Internacional por 3 a 0, no Beira Rio, em Porto Alegre. O confronto foi válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Aos 20 minutos do primeiro tempo, quando as equipes ainda empatavam por 0 a 0, Marcelo aplicou cartão vermelho em Jonathan Jesus, zagueiro do Cruzeiro. O árbitro entendeu que o defensor celeste cometeu falta no atacante Wesley Ribeiro, do Inter, logo na entrada da área, o que classificaria como “chance clara e manifesta de gol”.

Na súmula, o árbitro alegou que Jonathan Jesus acertou a perna do adversário, e por isso aplicou o cartão vermelho: “Por atingir com a sua perna, a perna do seu adversário de forma imprudente na disputa de bola fora da área penal e assim impedindo uma clara oportunidade de gol”, escreveu.

Responsável por operar o árbitro de vídeo, Daiane Muniz recomendou a manutenção do cartão vermelho e não chamou Marcelo para conferir o lance no vídeo. A partida ficou paralisada por mais de cinco minutos, dada as reclamações dos jogadores do Cruzeiro. Cássio, inclusive, recebeu cartão amarelo por “desacordo por palavras”.

Leia também

Revolta no Cruzeiro

Antes mesmo do fim da partida entre Internacional e Cruzeiro, Alexandre Mattos, CEO do futebol do Cruzeiro, usou as redes sociais para reclamar da expulsão de Jonathan Jesus. O dirigente chamou o cartão vermelho de “assalto à mão armada”, em postagem no Instagram.

Pedro Lourenço, dono da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, chamou a expulsão de “absurdo”. O gestor foi o entrevistado na coletiva pós-jogo, no Beira-Rio. Como protesto, o técnico Leonardo Jardim e os jogadores não falaram depois da derrota celeste para o Colorado.

Passatempo

Afastado, Marcelo de Lima Henrique atuou no futebol amador. O veterano a pitou a semifinal da Copa Cidade do Livro de Futebol, entre Unidos do Julio Ferrari e União Primavera, no Estádio Bregão, em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. A cidade fica a quase 300 km da capital estadual.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.