Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Jardim, do Cruzeiro, critica estado do gramado do Mineirão e faz cobrança

Cruzeiro, de Jardim, venceu o Botafogo neste domingo (3) em um gramado sintético

Leonardo Jardim em partida do Cruzeiro contra o Botafogo

Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim criticou neste domingo (3) o estado do gramado do Mineirão, em Belo Horizonte. Pouco depois de vencer o Botafogo na grama sintética, no Nilton Santos, o comandante celeste exigiu um maior cuidado no Gigante da Pampulha e associou a qualidade do campo a um melhor desempenho do time.

“Isso é uma crítica… No Mineirão, o gramado não tem estado em condições. Um clube grande como o Cruzeiro tem que ter um gramado melhor. Temos que ter atenção”, pontuou Jardim, antes de associar o estado do gramado a um melhor desempenho da equipe.

“Assim ganhamos jogos. Não é só pensar em ganhar e perder, é preciso dar condições, acreditar no processo, é preciso trabalhar bem na Toca, é preciso que os jogadores sejam profissionais, mas também terem bons gramados para jogar o nosso futebol”, finalizou o comandante.

Leia também

Mesmo que não fosse o tipo de gramado que tem o costume de jogar, o Cruzeiro venceu o Botafogo com autoridade no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Os meias Matheus Pereira e Christian marcaram, e o time de Jardim derrotou o Glorioso por 2 a 0 pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, os comandados de Leonardo Jardim chegaram aos 37 pontos e diminuíram a diferença para o Flamengo. Isso porque o Rubro-Negro empatou com o Ceará no Castelão e empatou em pontos com o Cruzeiro. Por ter melhor saldo de gols, os cariocas seguem na primeira colocação.

Mineirão se pronuncia

O Mineirão reitera que o gramado é permanentemente monitorado sob critérios técnicos e com metodologia consolidada, em linha com os parâmetros oficias e as melhores práticas, e encontra-se plano e com a jogabilidade garantida.

Como já é de conhecimento, a grama bermuda celebration, certificada pela Fifa, sofre um processo de hibernação no inverno, por conta da queda das temperaturas mínimas e do menor índice de radiação solar. Como forma de garantir uma cobertura vegetal complementar neste período, é realizada o overseeding, que consiste na semeadura da espécie ryegrass, própria para tempos frios.

Por se tratar de uma condição já conhecida no inverno, o Mineirão adota constantemente práticas para mitigar os impactos do período, como o uso de iluminação artificial, aplicação localizada de hormônios, fertilizantes granulados e reparos semanais.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.