Ouvindo...

Cruzeiro joga bem, supera Botafogo e volta a vencer no Brasileirão

Resultado deixa o time celeste, de forma momentânea, na liderança do Brasileirão; equipe precisa torcer por tropeço do Flamengo contra o Ceará, às 18h30 (de Brasília)

Matheus Pereira marcou o segundo gol do Cruzeiro contra o Botafogo no Estádio Nilton Santos

O Cruzeiro não tomou conhecimento e venceu o Botafogo por 2 a 0, neste domingo (3), em pleno Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Gols marcados por Christian e Matheus Pereira interromperam a sequência de três tropeços e recolocaram o time celeste no caminho das vitórias.

Com o resultado, os comandados de Leonardo Jardim retomam, de forma momentânea, a liderança, com 37 pontos. Para se manter no topo, a equipe precisa torcer por derrota do Flamengo contra o Ceará, às 18h30 (de Brasília) deste domingo. O Fogão teve sua arrancada interrompida e, com 26 pontos, está em sétimo.

As equipes voltam a campo no meio de semana pela volta das oitavas de final Copa do Brasil. Na quinta-feira (7), às 21h (de Brasília), o Cruzeiro visita o CRB, no Rei Pelé, em Maceió. Antes, na quarta-feira (6), às 19h (de Brasília), o Botafogo mede forças com o RB Bragantino, no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista-SP.

Depois, os times jogarão no fim de semana pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. A equipe celeste receberá o Santos, no Mineirão, às 18h30 (de Brasília) do domingo (10). O Glorioso visitará o Fortaleza, na Arena Castelão, no sábado (9), às 20h30 (de Brasília).

O jogo

A partida começou equilibrada, mas não demorou muito para o Cruzeiro tomar conta da situação. Cheio de atitude e sem sentir o mando de campo alvinegro, o time de Leonardo Jardim se impôs e criou grandes chances para marcar nos primeiros 45 minutos. Os dois gols, inclusive, simbolizam algumas das principais características da equipe sob o comando do mister: pressão alta e transição rápida.

No segundo tempo, o cenário se modificou. Naturalmente, o Botafogo se lançou para o ataque em busca do empate e passou a ocupar a o campo de defesa cruzeirense. A equipe celeste, como forma de reação, se posicionou em busca de contra-ataques. Maduro e sólido, o Cruzeiro resistiu às tentativas alvinegras e saiu de campo com os três pontos.

Christian, o motorzinho, abre o placar

O Cruzeiro marcou o primeiro gol do jogo aos 20 minutos do segundo tempo, com Christian. Após recuperação de bola de Wanderson e passe de Matheus Pereira, Kaiki avançou pelo lado esquerdo e cruzou por baixo. O camisa 88, em seu melhor estilo, infiltrou na grande área, aproveitou vacilo de John e completou para as redes.

Pênalti para o Botafogo é cancelado

Aos 31 minutos, Matheus Candançan marcou pênalti para o Botafogo após suposta falta de Lucas Romero em Artur. No entanto, após revisão no VAR, o árbitro notou que o argentino não cometeu infração e cancelou a penalidade.

Matheus Pereira faz o segundo

Em um contra-ataque fulminante, o Cruzeiro fez 2 a 0. Kaio Jorge arrancou do campo de defesa e, com muita explosão, entrou na área alvinegra. Sem ângulo para bater, o artilheiro virou garçom e serviu Matheus Pereira, que marcou o segundo.

Tabu mantido no ‘Niltão’

Com a vitória, o time mineiro manteve o tabu de 14 anos sem perder para o Fogão no Nilton Santos. A última derrota celeste aconteceu em outubro de 20211, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. De lá para cá, foram oito jogos, com quatro empates e quatro vitórias cruzeirenses.

Sequência interrompidas

O Cruzeiro findou uma sequência de três jogos sem vencer. A equipe vinha de empate com o Corinthians e derrota para o Ceará, no Brasileirão, e empate com o CRB, na Copa do Brasil.

Por outro lado, o Botafogo perdeu uma invencibilidade de cinco jogos - três vitórias e dois empates - que durava desde o fim do Mundial de Clubes da Fifa.

Botafogo 0 x 2 Cruzeiro

Botafogo

John Victor, Vitinho, Kaio Pantaleão (David Ricardo), Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Allan (Newton), Marlon Freitas (Danilo) e Jefferson Savarino; Álvaro Montoro, Artur (Joaquín Correa) e Arthur Cabral. Técnico: David Ancelotti.

Cruzeiro

Cássio, William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Matheus Henrique) e Matheus Pereira (Eduardo); Kaio Jorge (Lautaro Díaz) e Wanderson (Marquinhos). Técnico: Leonardo Jardim.

Motivo: 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 03 de agosto, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro

Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)

Gols: Christian e Matheus Pereira (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Barboza e Allan (Botafogo); Christian e Kaiki (Cruzeiro)

Público: 35.126
Renda: 2.045.450,00

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.