Ouvindo...

Times

Fortaleza tricampeão: veja ranking de estados com mais títulos do Nordestão

Ceará amplia a vantagem sobre Pernambuco e encosta na Bahia após título do Leão do Pici, conquistado neste domingo (9)

Com o título conquistado pelo Fortaleza neste domingo (9), o Ceará ampliou a vantagem sobre Pernambuco no ranking de estados com mais troféus da Copa do Nordeste. A Bahia segue no topo da lista, com oito taças.

Agora, os clubes cearenses estão ainda mas isolados na segunda colocação, com seis conquistas (três do Ceará e três do Fortaleza). Os pernambucanos, com quatro, ocupam a terceira colocação (três do Sport e uma do Santa Cruz).

Também aparecem no ranking os estados do Rio Grande do Norte (com o América-RN), da Paraíba (com o Campinense-PB) e do Maranhão (com o Sampaio Corrêa), cada um com um título. Com o vice-campeonato do CRB, Alagoas segue sem nenhum troféu.

A Copa do Nordeste teve sua primeira edição em 1994. Ao longo do caminho, teve duas paralisações. A primeira, entre 1994 e 1997; a segunda, entre 2003 e 2010. Desde então, o Nordestão vem sendo realizado todos os anos.

Veja o ranking completo

  • Bahia - 8 títulos
  • Ceará - 6 títulos
  • Pernambuco - 4 títulos
  • Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão - 1 título

O título do Fortaleza

O Fortaleza levantou a taça da edição de 2024 da Copa do Nordeste neste domingo (9), após sofrer na tempo normal, perdendo por 2 a 0, e ganhar por 5 a 4 na disputa de pênaltis. No confronto de ida, na Arena Castelão, o time treinado por Juan Pablo Vojvoda venceu por 2 a 0.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.
Leia mais