Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Futebol do Nordeste no WhatsApp

Bahia supera Vitória e se isola como maior campeão da Copa do Nordeste

Tricolor conquistou quinto título da competição ao bater o Confiança, nesse sábado (6)

Jogadores do Bahia levantam a taça da Copa do Nordeste no gramado da Arena Fonte Nova

O Bahia fez história nesse sábado (6) ao golear o Confiança na Arena Fonte Nova, em Salvador, por 5 a 0, e conquistar o título da Copa do Nordeste 2025. Com a taça, o Tricolor chegou ao quinto troféu da competição e se isolou como o maior campeão do torneio regional.

O Vitória, principal rival do Bahia, permanece com quatro títulos. Já Sport, Fortaleza e Ceará levantaram a taça três vezes cada. América-RN, Campinense, Santa Cruz e Sampaio Corrêa aparecem com uma conquista cada.

Apesar da nova marca tricolor, o tema segue cercado de debates, já que o Vitória considera publicamente ter cinco títulos regionais, ao incluir a conquista do Torneio José Américo de Almeida Filho, em 1976, como parte da história da Copa do Nordeste.

Leia também

No site oficial do clube, essa taça é listada como o primeiro título nordestino de sua galeria. A polêmica, no entanto, persiste porque a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não reconhece oficialmente a edição de 1976 como parte da Copa do Nordeste.

Em 2021, o Vitória, em conjunto com o Náutico, chegou a solicitar o reconhecimento dos títulos regionais anteriores a 1994, ano em que a competição passou a ter o formato oficializado.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.