Ouvindo...

CBF anuncia calendário de 2026 do futebol brasileiro; veja detalhes

Com mudanças significativas, novo calendário busca reduzir número de datas e ‘aliviar’ temporada dos clubes

Samir Xaud, presidente da CBF, durante evento de apresentação do novo calendário do futebol brasileiro

A CBF anunciou, nesta quarta-feira (1º), o novo calendário do futebol brasileiro para o ciclo 2026-2029. Em evento realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro, o presidente Samir Xaud revelou os motivos que levaram às mudanças. Já o diretor de competições, Júlio Avelar, detalhou as novas datas e formatos das principais competições nacionais a partir do próximo ano.

“Essa foi a melhor escolha. Futuramente vamos colher os frutos dessas mudanças”, disse Xaud em discurso de abertura. O presidente da entidade ainda citou as ‘maratonas exaustivas’ feitas pelos clubes em viagens ao longo do ano como um dos motivos pelas modificações realizadas.

Outra razão foi a quantidade exacerbada de jogos feitos por clubes da Série A e o baixo número de partidas realizadas pelas equipes de divisões inferiores, revelando a discrepância do calendário anterior.

Todas as datas do novo calendário do futebol brasileiro

  • Estaduais - 11 de janeiro a 8 de março
  • Copa do Nordeste - 25 de março a 7 de junho
  • Copa Verde - 25 de março a 7 de junho
  • Copa Sul-Sudeste - 25 de março a 7 de junho
  • Copa do Brasil - 18 de fevereiro a 6 de dezembro
  • Brasileirão - 28 de janeiro a 2 de dezembro
  • Série B - 21 de março a 28 de novembro
  • Série C - 5 de abril a 25 de outubro
  • Série D - 5 de abril a 13 de setembro
  • Libertadores - 18 de fevereiro a 28 de novembro
  • Sul-Americana - 8 de abril a 21 de novembro

Principais mudanças e novidades

Além das novas datas, foi anunciada também uma nova competição: a Copa Sul-Sudeste, que será disputada simultaneamente à Copa Verde e a Copa do Nordeste. Na Copa do Brasil, todos os clubes da Série A entrarão na ‘5ª fase do torneio’, haverá aumento de 92 para 126 clubes (128 a partir de 2027) e final em jogo único.

A partir de agora, a Série A do Campeonato Brasileiro começará em 28 de janeiro. Anteriormente, a competição iniciava entre os meses de março e abril. A Série B, por outro lado, terá início em 21 de março.

Resumo das mudanças nas competições do novo calendário do futebol brasileiro

Série C e Série D

A Série C, por outro lado, passou por mais mudanças. A partir do próximo ano, apenas dois clubes serão rebaixados para a Série D, na qual seis equipes serão promovidas para a ‘terceirona’. Em 2027, o cenário se repete para que então, em 2028, a competição chegue a 28 clubes (2 grupos de 14, com jogos de ida e volta), rebaixando seis times para a Série D 2029.

Já a Série D, passará de 64 para 96 clubes, com 100 partidas a mais na competição (10 a 14 por clube).

Torneios regionais

Para os torneios regionais (Copa Verde, Copa do Nordeste, Copa Sul-Sudeste), nenhuma equipe participante de torneios da Conmebol poderá jogar tais competições. Na Copa do Nordeste, houve um aumento de 16 para 20 equipes.

Já a Copa Verde irá manter o número de participantes e abrangerá o retorno da Copa Norte e a criação da Copa Centro-Oeste. Times do Espírito Santo também jogarão o torneio.

A grande novidade fica por conta da Copa Sul-Sudeste, com 12 times participantes e garantia de ao menos seis jogos na competição por equipe. As vagas serão dadas através dos desempenhos nos respectivos estaduais.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.