Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Presidente do Vitória admite sacrifícios e define foco do clube em 2026

Rubro-Negro disputará quatro competições: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A

Fábio Mota, presidente do Vitória, celebra permanência do clube na elite do futebol brasileiro

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou detalhes do planejamento do clube para a temporada 2026, na qual o Rubro-Negro disputará quatro competições: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

A prioridade será o Brasileirão, que terá início já em janeiro, além da Copa do Brasil. De acordo com Fábio Mota, o clube não tem condições estruturais e financeiras de montar dois elencos competitivos para disputar todas as competições com força máxima.

Dessa maneira, o Vitória pretende utilizar um elenco alternativo no estadual e no regional, formado principalmente por atletas das categorias de base e jogadores do time principal que tiveram poucas oportunidades em 2025.

“Temos que ter noção da nossa estrutura, não tem como montar dois elencos. Vamos ter que abrir mão de algumas competições. Claro que vai entrar com intuito de ser campeão no Baiano e Copa do Nordeste, mas a prioridade é Brasileiro e Copa do Brasil”, disse Mota ao ge.

O dirigente exemplificou o impacto do calendário na definição da estratégia adotada pelo clube, citando a dificuldade logística e técnica de conciliar jogos em sequência contra adversários de níveis distintos.

“Como exemplo, nós vamos ter em uma quarta-feira o Barcelona (pelo Baiano), em Ilhéus, e, no domingo, o Palmeiras (pela Série A). Por aí não tem como. Vamos jogar o Baiano com a base do sub-20, mesclado com alguns atletas do profissional e o Rodrigo Chagas de treinador”, explicou.

Leia também

Fábio Mota também reconheceu que a escolha por um elenco alternativo no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste deve afetar o nível de competitividade do time nessas competições. Ainda assim, reforçou que a decisão está alinhada com os objetivos principais da temporada.

“Como a nossa prioridade é o Brasileiro e a Copa do Brasil, se a gente vai jogar com time sub-20 e time mesclado no Baiano e Copa do Nordeste, sabe que o nível de competitividade não vai ser igual como se usasse o elenco principal”, disse.

O time alternativo do Vitória, formado por jogadores da base e alguns da equipe principal que tiveram poucos minutos em campo em 2025, se reapresenta nesta sexta-feira (26), sob o comando de Rodrigo Chagas, visando o início do Baianão, agendado para 11 de janeiro.

Já o elenco principal do Vitória, comandado por Jair Ventura, está previsto para voltar às atividades apenas no dia 3 de janeiro, com foco total na preparação para o Brasileirão, cuja estreia será no fim de semana do dia 28 de janeiro.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...