Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Após maratona histórica de jogos, Bahia fica fora da Copa do Nordeste; entenda

Mudança no regulamento da CBF evita que o Tricolor defenda o título da competição regional

Jogadores do Bahia comemora título da Copa do Nordeste de 2025

O Bahia não participará da Copa do Nordeste de 2026 em razão de uma mudança no regulamento promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o objetivo de aliviar o calendário do futebol nacional.

A nova regra estabelece que clubes classificados para competições continentais ficam automaticamente impedidos de disputar torneios regionais, como a Copa do Nordeste, a Copa Verde e a Copa Sul-Sudeste, por exemplo.

A medida passa a valer já na temporada de 2026 e afeta diretamente o Bahia, que garantiu vaga na fase preliminar da Copa Libertadores. Com isso, o clube acabou “vetado” da competição regional para evitar o excesso de partidas ao longo do ano.

A decisão da CBF está alinhada à preocupação com o desgaste físico dos atletas e com a sobrecarga de jogos enfrentada por equipes que disputam torneios nacionais, regionais e internacionais simultaneamente.

Leia também

Clube que mais jogou em 2025

Em 2025, o Bahia foi o clube que mais disputou partidas oficiais em todo o mundo. Ao todo, foram 80 jogos distribuídos entre Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana.

Além da exclusão de clubes com calendário internacional, a Copa do Nordeste de 2026 também passou por uma reformulação no formato. A competição terá 20 participantes, quatro a mais do que em 2025.

Em 2026, a Copa do Nordeste será disputada entre os dias 25 de março e 7 de junho, período que coincide com as fases iniciais das competições organizadas pela Conmebol.

Com a mudança, o Bahia não poderá defender o título que conquistou em 2025 e concentrará as atenções nas disputas do Campeonato Baiano, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. O elenco tem apresentação marcada para o dia 5 de janeiro.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...