Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Rogério Ceni muda postura, e Bahia segue 100% como visitante no Brasileirão

Jogos fora de casa foram o calcanhar de Aquiles do treinador na temporada 2025

Jogadores do Bahia comemoram gol sobre o Vasco em São Januário

O Bahia começou o Campeonato Brasileiro de 2026 exibindo uma postura diferente nos jogos fora de casa. Em duas partidas longe de Salvador até o momento, o Tricolor conquistou duas vitórias, sobre Corinthians e Vasco, e mantém 100% de aproveitamento como visitante na competição.

O desempenho contrasta com a campanha da última temporada. Em 2025, o Bahia venceu apenas três vezes fora de casa em todo o Brasileirão. Para alcançar seis pontos como visitante, por exemplo, foram necessárias 11 rodadas e seis partidas longe da capital baiana.

Uma das explicações para a mudança de rendimento está nas escolhas do técnico Rogério Ceni. O treinador tem priorizado atletas com uma característica mais física e com perfil mais aguerrido para jogos fora de casa.

Contra o Vasco, três estrangeiros atuaram nas vagas de brasileiros que, em tese, são titulares. Roman Gomez jogou na lateral direita no lugar de Gilberto. No meio-campo, Acevedo foi mantido, enquanto Caio Alexandre ficou no banco. No ataque, Erick Pulga deu lugar a Kike Olivera.

Leia também

Após a vitória no Rio de Janeiro, Ceni detalhou os motivos das mudanças, elogiou o desempenho dos escolhidos e destacou a necessidade de mais força física para enfrentar o Vasco em São Januário.

“Kike é um jogador que eu gosto muito, fez bom primeiro semestre pelo Grêmio. Para mim, um jogador vale o que ele faz para frente e o comprometimento que ele tem para defender. A escolha por ele foi porque era um jogo fora de casa, campo pesado”, elogiou o treinador.

“Achei que ele e Roman podiam dar mais peso de confronto físico para a gente. Ele está se provando uma grande contratação, tem chance de ir para a Copa do Mundo, está se entregando de corpo e alma para isso”, acrescentou.

“Ele entrega muito, um cara que tem o coração e a alma dele sempre vai ter espaço. Se não entre os 11, saindo do banco. Esses são os caras que eu gosto. Esses caras de lado que se dedicam da maneira que ele se dedica. Louvável a entrega defensiva dele”, complementou.

O Bahia agora volta as atenções para o Campeonato Baiano. A equipe entra em campo neste sábado de carnaval (14), às 16h (de Brasília), contra o Jacuipense, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 8ª rodada do Estadual.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...