Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Cruzeiro enfrenta o Botafogo na estreia do Brasileiro em busca de paz com a torcida

Equipes de Fernando Seabra e Artur Jorge medirão forças neste domingo (14), às 17h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte

O Cruzeiro estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo (14), contra o Botafogo, às 17h (de Brasília), no Mineirão. O time do técnico Fernando Seabra “junta os cacos” antes do primeiro compromisso na competição nacional.

A turbulência nos bastidores do clube é gerada por vários fatores, dentre esses a perda do título estadual para o Atlético, a troca de treinador com a saída de Nicolás Larcamón e o empate amargo, em casa, contra o Alianza-COL, na Copa Sul-Americana.

Rafael Cabral, um dos líderes do elenco e também dos mais criticados pela torcida, negocia saída do Cruzeiro e não concentrou com o restante do grupo. Anderson deve ser o titular.

A equipe celeste começa o Campeonato Brasileiro com o técnico que livrou o time do rebaixamento na última temporada. Em uma “tabelinha” com Paulo Autuori, atual diretor-técnico cruzeirense, Fernando Seabra fez seis jogos na reta final do Brasileirão de 2023. Foram duas vitórias e quatro empates. Esses resultados salvaram o clube da queda à Série B.

Apesar desse histórico recente, Seabra tem pouca experiência e assume o maior desafio da carreira, iniciando a competição nacional sob muita desconfiança.

Mudanças no Cruzeiro

Para tentar dar uma guinada e mudar esse cenário ruim que se estabeleceu na Toca II, Seabra deve fazer outras duas mudanças no time titular para o primeiro compromisso no Brasileirão. O atacante Juan Ignacio Dinenno, com um incômodo muscular, não foi relacionado para a partida. A tendência é que Rafa Silva seja titular contra o Botafogo.

Já no meio-campo, segundo apurou a Itatiaia, Ramiro deve ganhar a titularidade na vaga de Mateus Vital.

“A partir de agora, vamos corrigir as questões táticas e coletivas, fazer os acertos individuais, avaliando o mérito individual. À medida que for necessário, as trocas vão acontecer para o bem do desempenho coletivo”, disse Seabra, após o jogo contra o Alianza-COL, na Sul-Americana.

Novidade entre os relacionados

Entre os relacionados, a novidade foi a presença do jovem Robert, que completou 19 anos neste sábado (13). O atacante não tinha sido relacionado por Seabra para o duelo com o Alianza, pela Sul-Americana.

O Botafogo

O Botafogo chega para o jogo contra o Cruzeiro com mais dúvidas do que certezas. Será a segunda partida de Artur Jorge, que iniciou o trabalho no clube há cerca de 10 dias. Na estreia, derrota para a LDU, em Quito, que deixou o Alvinegro em situação complicada no Grupo D da Libertadores.

Na estreia, o técnico português escalou o time com quatro atacantes, formação que deve ser mantida em BH.

Depois do confronto na Libertadores, no entanto, há expectativa por uma troca na lateral: Mateo Ponte pode perder a titularidade para Damián Suárez. Entre os zagueiros, Bastos corre por fora para ganhar a vaga de Alexander Barboza.

No Equador, pela Libertadores, Danilo Barbosa e Marlon Freitas foram responsáveis pela contenção no meio-campo, enquanto Luiz Henrique e Jeffinho atuaram próximos a Júnior Santos e Tiquinho Soares. Tchê Tchê e Óscar Romero são opções para os lugares de Danilo e Jeffinho.

Com pouco tempo de preparação, o Botafogo fez um trabalho de recomposição física na sexta (12) e treinou na Cidade do Galo, em Vespasiano, nesse sábado (13).

O atacante Savarino e o lateral-esquerdo Marçal treinaram, mas devem ser opções no banco de reservas.

Cruzeiro x Botafogo

Cruzeiro

Anderson; William, Neris, Zé Ivaldo e Marlon; Lucas Romero, Ramiro, Lucas Silva e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra.

Botafogo

Gatito Fernández; Ponte (Damián Suárez), Lucas Halter, Alexander Barboza (Bastos), Hugo; Luiz Henrique, Marlon Freitas, Danilo Barbosa (Tchê Tchê), Jeffinho (Romero); Júnior Santos, Tiquinho Soares.

  • Motivo: 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data e horário: 14 de abril de 2024 (domingo), às 17h (de Brasília)
  • Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
  • Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
  • Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
  • Árbitro de vídeo (VAR): Rodrigo D’Alonso Ferreira
  • Transmissão: Rádio Itatiaia 95,7 FM e no YouTube e Premiere

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais