O Botafogo firmou uma parceria estratégia com o União de Leiria, de Portugal. O acordo prevê cooperação entre os clubes nas áreas comerciais e no desenvolvimento de atletas. O time português passa a ser uma porta de entrada para jovens talentos do Glorioso.
Nélio Lucas, presidente da SAD do União Leiria, esteve na sede de General Severiano, em Botafogo no Rio de Janeiro, e oficializou a parceria junto a Thairo Arruda, CEO do Botafogo, e João Paulo Magalhães, presidente associativo do Glorioso.
“A União de Leiria e o Botafogo de Futebol e Regatas, campeão brasileiro e vencedor da Copa Libertadores da América, anunciam uma parceria estratégica que visa uma estreita cooperação entre os dois clubes nas áreas comerciais e no desenvolvimento de jovens atletas”, publicou o clube português.
“Desta forma, a União de Leiria será uma oportunidade para a entrada de jovens talentos no futebol português e europeu, beneficiando da experiência e do potencial da formação de um dos maiores e mais históricos clubes do Brasil”, completou.
O Botafogo faz parte da Eagle Holding Football, de John Textor, assim como outros clubes europeus, como o Lyon, da França, o Molenbeek, da Bélgica, e o Crystal Palace, da Inglaterra.
O empresário, contudo, tem apreço pelo futebol português. Nos últimos anos, Textor tentou tornar-se acionista do Benfica, um dos principais clubes do país, mas não teve êxito.
O futebol português é visto como uma boa “porta de entrada” para brasileiros em termos de adaptação, o que também pode render uma valorização de atletas em futuras transferências.