O São Paulo recebeu o Fluminense e contou com a “lei do ex” no final da partida para vencer, por 1 a 0, neste domingo (1), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogo morno, Luciano apareceu aos 43 minutos do segundo tempo e decidiu o resultado no Morumbi, em São Paulo.
A partida na primeira etapa teve narrativa similar ao clima no estádio do Morumbi. Temperatuda de 14ºC para um jogo frio, que só esquentou em erros de saída de bola do Fluminense e “empurra-empurra” acalorado entre Luciano e Felipe Melo.
Já no segundo tempo, com mais frio, o São Paulo passou a tomar controle da posse de bola. Pressionando a saída e tentando pelos altos, o Tricolor Paulista esbarrou em noite de gala do goleiro Fábio. “Sobrou” para Luciano, no final do jogo, decidir a partida e marcar o 1 a 0.
O resultado fez o Tricolor Paulista encostar nos cariocas, provisoriamente. Com 21 pontos, o São Paulo subiu para a 6ª colocação, enquanto o Fluminense estacionou na 5ª posição.
Disputa no alto
Com dois volantes como zagueiros na defesa do Fluminense - Thiago Santos e Felipe Melo - o time de Dorival Júnior abusou dos cruzamentos nos minutos iniciais para tentar furar a defesa carioca. Na primeira grande chance do jogo, Arboleda infiltrou, cabeceou e Fábio fez um milagre para salvar.
Se a maior emoção do primeiro tempo havia sido a discussão entre Felipe Melo e Luciano, a saída de bola do Fluminense arriscou troca dentro da área, Arias errou e e Luciano finalizou com força para Marcelo apareceu em cima da linha para afastar de cabeça.
Pressão na saída de bola
O frio no estádio do Morumbi não pareceu intimidar o São Paulo, que começou o segundo tempo pressionando a saída de bola da equipe de Fernando Diniz. Em uma dessas pressões, Juan achou belo passe para Luciano dentro da área, o camisa 10 se lançou, mas não alcançou a bola.
Em lance aos 22 minutos, os donos da casa quase abriram o placar novamente. Marcelo e Samuel Xavier tiveram que inverter lados, Wellington Rato percebeu a mudança e cruzou para Juan. O camisa 31 não foi acompanhado por Marcelo, recebeu sozinho, mas finalizou para defesa do goleiro Fábio.
O troco do FLuminense veio aos 26 minutos, quando a cobrança de escanteio veio na cabeça de Thiago Santos. O volante, hoje zagueiro, cabeceou com força e Rafael fez uma defesaça.
São Paulo tentou, até que fez
Não foi por falta de tentativas. Aos 34, o lateral Patryck ameaçou bate com a esquerda, trouxe para o meio e soltou uma boma com a direita. Fábio pulou para fazer novo milagre.
Aos 43 minutos, a insistência do São Paulo valeu a pena. Rafinha alçou bola na área, David ajeitou de cabeça e Luciano chegou fuzilando de esquerda para o fundo das redes. 1 a 0.
Próximos compromissos
O São Paulo segue na capital paulista, de olho agora no clássico com o Palmeiras, na ida das quartas de final da Copa do Brasil. A bola rola na próxima quarta-feira (5), às 19h30 (de Brasília).
O Fluminense retorna ao Rio de Janeiro, mas já eliminado da Copa do Brasil, terá semana cheia de treinos para encara o Internacional no próximo domingo (9), às 16h (de Brasília).
São Paulo 1 x 0 Fluminense
São Paulo
Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco, Patryck; Pablo Maia, Gabi Neves (Alisson, 13min 2ºT), Rodriguinho (W. Rato, 1min 2ºT), Nestor (Marcos Paulo, 30min 2ºT); Juan (David, 30min 2ºT) e Luciano (Nathan, 46min 2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo (Felipe Andrade, 15min 2ºT), Thiago Santos, Marcelo (Guga, 38min 2ºT); Martinelli, Lima, Pirani (Lelê, 17min 2ºT); Keno (John Kennedy, 38min 2ºT), Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Gol: Luciano (43min 2ºT), do São Paulo; xxxxx, do Fluminense
Cartões amarelos: Gabi Neves (10min 2ºT); Patryck (53min 2ºT), do São Paulo; Felipe Melo (11min 1ºT); Arias (41min 2ºT), do Fluminense
Cartões vermelhos: -
Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023
Data e horário: 1 de julho de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Morumbi, em São Paulo -SP
Árbitro: Anderson Daronco-RS
Assistentes: Guilherme Dias Camilo-MG e Michel Stanislau-RS
VAR: Igor Junio Benevenuto-MG
Público: 49.153 torcedores
Renda: R$ 2.523.257,00