Ouvindo...

CIES elege seis brasileiros entre os Sub-23 mais valiosos do mundo

Lista não leva em consideração nomes que jogam na Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha

Vitor Roque

Vitor Roque e Yuri Alberto estão entre os jogadores Sub-23 mais valiosos do mundo. É o que aponta o levantamento feito pele Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES). O Brasileirão é o campeonato com mais representantes: são 18 nomes entre os 100 listados.

O atacante do Corinthians ocupa a 8ª colocação na lista elaborada. André (Fluminense), Marcos Leonardo (Santos) e Vitor Roque (Athletico) também são destaques e aparecem, respectivamente, na 11ª, 12ª e 15ª posição. Os valores são estimados por um modelo estatístico do próprio CIES.

Segundo o levantamento, Yuri Alberto Vale 35 milhões de euros. André tem valor estimado em 31 milhões, Marcos Leonardo 29 milhões e Vitor Roque 23 milhões.

O jogador mais valioso é o atacante Gonçalo Ramos, do Benfica (70 milhões). Ele é seguido pelo companheiro de time António Silva (66 milhões), Gonçalo Inácio (Sporting-POR, 62 milhões), Jurriën Timber (Ajax-HOL, 57 milhões) e Kenneth Taylor (Ajax-HOL, 49 milhões).

Os outros brasileiros no Top-20 são: Andrey (Vasco) e João Pedro (Watford). O Brasil é o país com mais jogadores (seis) dentre os vinte primeiros. Holanda (3) e Portugal (3) vêm logo atrás.

Os outros brasileiros citados na lista são: Rodrigo Nestor (São Paulo), Mauricio e Johnny (Inter), Adson (Corinthians), Martinelli (Fluminense), Natan, Luan Cândido e Helinho (Bragantino), Ângelo (Santos), Mantuan (Zenit), Victor Hugo e Matheus França (Flamengo), Igor Paixão (Feyenoord), Talles Magno (New York City) e Gabriel Menino (Palmeiras).

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.