Durante a partida entre Besiktas e Antalyaspor, pelo campeonato turco, que aconteceu neste domingo (26), um gesto de solidariedade da torcida fez o jogo ser paralisado.
Aos 4 minutos e 17 segundos de jogo, fazendo alusão ao horário em que o terremoto atingiu a Turquia pela primeira vez, os torcedores do Besiktas jogaram milhares de lenços e brinquedos de pelúcia dentro do campo. A paralisação foi combinada antes do início da partida.
Leia também:
Terremoto: bombeiros de Minas atuaram por 7h em resgate de criança de quatro anos na Turquia Fifa anuncia doação de R$ 5,2 milhões a vítimas do terremoto na Turquia e Síria Onze dias após terremoto, jovens são resgatadas de escombros na Turquia
Em nota nas redes sociais, o clube turco explicou a atitude dos torcedores: “Nossos torcedores jogaram lenços, boinas, e brinquedos de pelúcia no campo do Vodafone Park para dar de presente às crianças na região do terremoto e animá-los”.
O número de mortos pelos terremotos da Turquia e Síria ultrapassou 50 mil e o atacante gânes, Chirstian Atsu, que jogava pelo Hatayspor, foi uma das vítimas.
Confira o vídeo da “chuva de brinquedos":
Outros gestos de solidariedade
Atirar pelúcias no campo se tornou símbolo de solidariedade no mundo do futebol. Em 2019, a torcida do Ado Den Haag, da Holanda, atirou vários brinquedos de pelúcia na torcida do Feyenoord. Após o ato, mais de três mil bichinhos foram recolhidos e enviados ao hospital infantil Sophia, em Roterdã.
Em dezembro de 2021, a torcida do Real Betis, da Espanha, também atirou brinquedos de pelúcia no gramado para dar de presente a crianças carentes no natal.
(sob supervisão de Lucas Borges)