Ouvindo...

Gabigol, astro do Flamengo, protagoniza campanha de vacinação contra pólio

Campanha do Ministério da Saúde utiliza gesto de comemoração de Gabigol para destacar importância da imunização

Gabigol com crianças na campanha de conscientização para vacinação contra poliomielite

O atacante do Flamengo Gabigol estrelou a campanha de conscientização pela vacinação contra a poliomielite. Na peça do Ministério da Saúde, onde o famoso gesto de comemoração do rubro-negro foi replicado por crianças, o jogador destaca a importância da imunização.

“Para me tornar campeão, eu precisei de muita proteção. Vacinas protegem contra a poliomielite, uma doença grave, que pode deixar sequelas. Pais ou responsáveis, se ainda não vacinaram seus filhos, vão até uma Unidade de Saúde. Vamos vacinar e proteger nossos campeões”, destaca o camisa 9 do Flamengo.

Disponível em todos os centros de saúde, a vacinação de poliomielite em 2022 teve adesão abaixo da meta em todo o país. Menos de 70% do público-alvo, formado por crianças de menos de 5 anos, foi imunizado com a vacina oral que protege contra a paralisia infantil.

A baixa adesão nacional se repetiu em Belo Horizonte, 3ª capital com menor índice do país. Após o fim da campanha nacional, registrado em 24 de novembro, a cobertura vacinal contra a poliomielite na cidade foi de 78%, ficando atrás de João Pessoa e Macapá, segundo dados do Ministério da Saúde.

Erradicada no Brasil desde 1989, o vírus, que pode atacar o sistema nervoso e causar paralisia irreversível, voltou a preocupar órgãos de saúde em 2023. Altamente contagiosa, a poliomielite não tem cura, somente prevenção através da vacina. A imunização ainda pode ser feita nos 152 centros de saúde da capital mineira e em todo o país.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.