Ouvindo...

Como está Edu Guedes uma semana após cirurgia para remoção de tumor no pâncreas?

Edu Guedes segue se recuperando da cirurgia em casa

Edu Guedes em nova aparição no hospital

Edu Guedes, de 51 anos, completou, neste sábado (19), uma semana da extensa cirurgia para remoção de um tumor no pâncreas.

O procedimento ocorreu no dia 5 de julho, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, quando ele retirou a cauda do pâncreas, o baço e alguns gânglios.

O apresentador recebeu alta médica dez dias antes do ocorrido por conta da rápida recuperação. Apesar disso, ele destacou, nas redes sociais, que tem lidado com fortes dores.

Leia também

“Muita gente pergunta pra mim se dói, tudo dói, tudo é diferente pra comer, se alimentar... E é assim o que a gente tem que fazer, é pensar positivo e não ficar reclamando, se não a gente vai reclamar 24 horas por dia”, comentou em vídeo publicado no Youtube.

Ainda no vídeo, Edu Guedes ganhou uma surpresa de sua equipe: flores e chocolate. Ao ver a caixa de doce, ele revelou uma restrição: por enquanto, o apresentador não pode comer açúcar.

Vale lembrar que Edu passou por quatro cirurgias em duas semanas, sendo três procedimentos para remoção de pedras nos rins e um para retirada do tumor cancerígeno.

O apresentador conta que a cirurgia para remoção do tumor durou cerca de 6 horas e foi um sucesso.

Retirada dos órgãos

Segundo Fernanda Cardoso Parreiras, cirurgiã-geral e oncológica, toda ressecção no corpo causa consequências e é necessário orientar o paciente. No caso da cauda do pâncreas, pode haver mudanças nas funções pancreáticas, responsáveis pelo metabolismo de nutrientes e também no ponto de vista endócrino.

Quanto ao baço, a principal orientação, segundo a médica, é vacinar o paciente antes mesmo do procedimento, a fim de proteger contra alguns agentes. Isso porque a retirada do baço pode causar um risco aumentado de infecções por alguns agentes.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.