Ouvindo...

Gloria Maria recebe homenagem luxuosa da Globo dois anos depois de sua morte

Especial sobre vida e carreira da jornalista será parte das comemorações de 60 anos da emissora

Glória Maria morreu em fevereiro deste 2023

A jornalista Gloria Maria será uma das grandes homenageadas na festa de 60 anos da Globo.

A série documental ‘Gloria’ vai apresentar sua carreira, sua trajetória e seu legado e tem estreia prevista para o domingo, 27 de abril, logo após o Fantástico.

Em quatro episódios, a série dirigida por Danielle França e Paulo Sampaio, busca mostrar quem era a jornalista por trás das câmeras. Para isso, apresenta imagens inéditas mas também depoimentos de amigos, parentes e personalidades.

Leia também

Amigos, coberturas, viagens

Segundo o jornal ‘O Globo', a série terá entrevistas de Emicida, Djavan, Maria Bethânia, Roberto Carlos, Pedro Bial entre outras pessoas que foram influenciadas por ela. Uma roda de conversa com jornalistas negras promete emocionar e honrar o legado da jornalista ao tratar do pioneirismo e dos caminhos desbravados por Gloria.

Entre momentos marcantes da carreira que aparecem nos episódios estão as primeiras coberturas, episódios de racismo e outros mais descontraídos, como a viagem à Jamaica em que experimentou uma erva similar à maconha.

África

O programa também vai mostrar a viagem que Gloria definiu como “a mais transformadora de sua vida” - ao continente Africano. Os diretores e produtores revisitam lugares e pessoas que Gloria conheceu na viagem.

Não menos importante, suas filhas e herança também fazem parte da série.

Gloria Maria

A jornalista Gloria Maria nasceu na Vila Isabel, zona Norte do Rio de Janeiro, e se formou em jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Teve carreira longa na Globo, onde começou como estagiária no programa do Chacrinha, nos anos 1960.

Mais tarde, foi contratada como repórter e virou apresentadora de programas como “RJTV”, “Jornal Hoje” e “Fantástico”. Este último, aliás, ela apresentou por um longo período, de 1998 a 2007. A partir de 2010 integrou a equipe do Globo Repórter, na qual ficou até sua morte. Gloria foi pioneira em diversas áreas do jornalismo e é lembrada pelo carisma e pelas grandes reportagens.

A jornalista Gloria Maria morreu no dia 2 de fevereiro de 2023, aos 73 anos. A causa da morte não foi informada. Gloria tinha sido internada em dezembro de 2022 para tratar um câncer de pulmão, descoberto em 2019. Na época, ela foi afastada temporariamente da Globo. Glória deixou duas filhas, Maria e Laura.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.