Ouvindo...

Oscar 2025: veja as ligações de ‘Ainda Estou Aqui’ com Minas

Apesar se passar no Rio de Janeiro e em São Paulo, o filme “Ainda Estou Aqui” tem forte relação com Minas Gerais

Selton Mello é mineiro de Passos; pai de Walter Salles também é do Sul de MG

O longa brasileiro “Ainda Estou Aqui” roubou a cena nos últimos dias com suas vitórias em premiações internacionais, sobretudo com o prêmio de “Melhor Filme Internacional” no Oscar deste domingo (2). Apesar se passar no Rio de Janeiro e em São Paulo, o filme tem forte relação com Minas Gerais.

O enredo em si não tem ligação com o estado. No entanto, o diretor Walter Salles e os atores Selton Mello, Maitê Padilha e Bárbara Luz, sim. Os atores são mineiros de Passos, Juiz de Fora e Belo Horizonte, respectivamente, e o diretor é filho de Walther Moreira Salles (1912 - 2001), empresário de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais.

Walter Salles

Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, Walter Salles tem a família paterna originada de Minas Gerais. O pai dele, Whalter Salles, nasceu em Poços de Caldas, no Sul de Minas, e o avô dele, João Moreira Salles, fundou uma pequena casa bancária na cidade que, posteriormente, se tornou o banco Itaú Unibanco, o maior banco da América Latina.

A mãe de Salles também é mineira. Elisa Margarida Gonçalves Moreira Salles, também conhecida como Elisinha, nasceu em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, segundo fontes da Itatiaia. Casou-se com Whalter em 1954 e era considerada um ícone da moda, conforme a revista Vogue.

Atualmente, Walter é um dos homens mais ricos do Brasil e o terceiro diretor de cinema mais rico do mundo, com um patrimônio de R$ 26,4 bilhões, segundo a BBC. Ele e os irmãos, outros herdeiros do Itaú, também estão na lista dos mais ricos do Brasil.

Leia também

Selton Mello

O ator Selton Mello não tem apenas familiares mineiros, mas também nasceu em Passos, no Sul de Minas Gerais. O intérprete de Rubens Paiva passou boa parte da infância entre Passos e Nepomuceno, cidade de sua mãe. No ano passado, ele retornou ao Sul de MG para lançar a biografia “Eu me lembro”, que retratava a infância mineira.

Bárbara Luz

Intérprete de Ana Lúcia (Nalu), uma das filhas de Rubens e Eunice Paiva, Bárbara Luz é natural de Belo Horizonte. Ela é filha dos atores Eduardo moreira e Inês Peixoto, do Grupo Galpão, e passou grande parte da vida em BH.

Em entrevista à Itatiaia em janeiro, a jovem de 22 anos relatou que ama Belo Horizonte, sobretudo a região Central e seus pontos turísticos. “Eu amo caminhar pelo centro de BH. Amo o Mercado Central: comprar queijo, tomar limonada, comer abacaxi por lá. E também adoro um bar copo sujo e o Banzai, nossa, eu sempre quero ir nele. É aquele triângulo das bermudas, né? Com o Fernando, o Banzai e o Bar da Lora”, relatou.

Maitê Padilha

A atriz Maitê Padilha, que dá vida à Cristina em “Ainda Estou Aqui”, é natural de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Apesar de ter nascido em solo mineiro, ela foi criada em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Vitória de “Ainda Estou Aqui”

O longa brasileiro dirigido por Walter Salles venceu a categoria de “Melhor Filme Internacional”, faturando a primeira vitória do Brasil no Oscar em 97 anos de história. O filme tinha como rivais “A Garota da Agulha”, “ Emilia Pérez”, “The Seed of the Sacred Fig” e “ Flow”.

“Ainda Estou Aqui” concorria a três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme (pela primeira vez na história) e Melhor Atriz para Fernanda Torres. O Brasil teve apenas uma vitória, perdendo para “Anora”, que faturou “Melhor Filme” e “Melhor Atriz” ( Mikey Madison), e foi o grande vencedor da noite.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.