Termina nesta terça-feira (18), às 22h do horário de Brasília, a votação final do Oscar 2025. A última etapa antes da premiação, é quando acontece a escolha dos vencedores do ano e as campanhas já não têm mais influência no resultado a partir desta quarta-feira (19). O Oscar 2025 será no dia 2 de março, no domingo de Carnaval no Brasil.
A premiação que acontece em Los Angeles é uma das edições mais abertas dos últimos anos. Com muitos membros votantes em comum com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, americana, o Bafta tem um histórico instável de previsões do Oscar.
Nesta edição, após 26 anos de ausência, o Brasil é representado pelo filme “Ainda Estou Aqui” na premiação, em três categorias: “Melhor Filme”, “Melhor Atriz” com Fernanda Torres e “Melhor Filme Internacional”. “Emília Pérez”, por sua vez, é o filme mais indicado desta edição, com 13 nomeações.
Quem escolhe os vencedores do Oscar?
Para a seleção dos indicados ao prêmio, geralmente, ocorre uma votação entre os membros de cada categoria. Por exemplo, os atores votam nas categorias de atuação, os diretores votam em direção, e assim por diante. Já para escolher os vencedores, todos os membros ativos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas têm o direito de votar em todas as categorias, incluindo a de “Melhor Filme”.
Como acontece a votação para “Melhor Filme” no Oscar?
Em vez de escolher um único filme entre os indicados, os votantes da categoria de “Melhor Filme” utilizam o sistema de “voto preferencial”, no qual classificam os filmes por ordem de preferência. Os membros votantes classificam os indicados a “Melhor Filme” de 1 a 10, do preferido (1) ao menos preferido (10). O vencedor será o filme que receber 50% ou mais dos votos.
Caso nenhum filme atinja esse percentual inicialmente, o filme com menos votos é eliminado, e os votos dos membros que o escolheram como sua primeira opção são transferidos para o filme que estiver em segundo lugar em suas preferências.
Se a segunda escolha de um membro for o filme eliminado, seus votos serão direcionados para a terceira escolha, e assim por diante. Esse processo segue até que um filme conquiste 50% ou mais de todos os votos.
Veja quais são os concorrentes de ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres
A atriz Fernanda Torres, protagonista de “Ainda Estou Aqui” e vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz de drama pelo, foi indicada ao Oscar na categoria de” Melhor Atriz”. O longa, dirigido por Walter Salles, baseado no best-seller homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, também foi indicado ao Oscar, nas categorias de “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Filme”, sendo este um feito inédito para uma produção brasileira.
A história conta sobre Eunice Paiva, mãe do escritor, que se torna ativista política após seu marido ser capturado pela Ditadura Militar no Brasil, em 1971. A personagem é interpretada por Fernanda Torres e por Fernanda Montenegro. A nomeação ocorre após 26 anos desde a última vez do país na categoria de “Melhor Atriz”, quando disputou o prêmio com “Central do Brasil”, em 1999.
Filme Internacional:
“Emilia Pérez” (França)
“Ainda estou aqui” (Brasil)
“A garota da agulha” (Dinamarca)
“A semente do fruto sagrado” (Alemanha)
“Flow” (Letônia)