Ouvindo...

Indicados ao Oscar 2025: veja quais são os concorrentes de ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres

Ainda Estou Aqui entra para história e recebe três indicações; Fernanda Torres repete feito da mãe e disputa Oscar 25 anos depois.

A atriz Fernanda Torres, protagonista de “Ainda Estou Aqui” e vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz de drama pelo, foi indicada ao Oscar na categoria de” Melhor Atriz” nesta quinta-feira (23). O longa, dirigido por Walter Salles, baseado no best-seller homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, também foi indicado ao Oscar, nas categorias de “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Filme”, sendo este um feito inédito para uma produção brasileira.

A história conta sobre Eunice Paiva, mãe do escritor, que se torna ativista política após seu marido ser capturado pela Ditadura Militar no Brasil, em 1971. A personagem é interpretada por Fernanda Torres e por Fernanda Montenegro. A nomeação ocorre após 26 anos desde a última vez do país na categoria de “Melhor Atriz”, quando disputou o prêmio com “Central do Brasil”, em 1999.

Confira todas as categorias em que “Ainda Estou Aqui” foi indicado e seus concorrentes:

Filme Internacional:

“Emilia Pérez” (França)

O filme conta a história de Rita, uma advogada a serviço de uma grande empresa mais propensa a inocentar criminosos do que a servir a justiça, que recebe a tarefa de ajudar um líder fugitivo do cartel mexicano a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual para escapar das autoridades e afirmar seu gênero. A produção é considerada a grande rival de” Ainda Estou Aqui” após superar o longa brasileiro no Globo de Ouro como Filme Estrangeiro.

“Ainda estou aqui” (Brasil)

Primeiro filme original Globoplay, “Ainda Estou Aqui” narra a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que lidera a família após o desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970. Durante a ditadura militar, o ex-político foi levado por militares para prestar um depoimento e nunca mais foi visto. Até o momento, a produção levou mais de 3,5 milhões de espectadores no Brasil.

“A garota da agulha” (Dinamarca)

No filme, Karoline é uma jovem trabalhadora de fábrica que se vê abandonada, grávida e faminta enquanto tenta escapar da pobreza na Copenhaguem posterior à Segunda Guerra Mundial. Durante sua batalha, Karoline (Vic Carmen Sonne) encontra Dagmar (Trígono Dyrholm), uma mulher carismática que administra uma agência de adoção escondida dentro de uma loja de doces, ajudando mães pobres a encontrar lares adotivos para seus filhos indesejados.

“A semente do fruto sagrado” (Alemanha)

No longa, Iman, recém-promovido a juiz de instrução, luta contra a paranóia e o esgotamento mental em meio à agitação política em Teerã causada pela morte de uma jovem. Quando sua arma desaparece, ele suspeita de sua esposa e suas filhas, impondo medidas severas que desgastam os laços familiares.

“Flow” (Letônia)

Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Animação, o desenho chega com favoritismo ao Oscar. Na trama, o mundo parece estar chegando ao fim, repleto de vestígios da presença humana. O gato é um animal solitário, mas, quando seu lar é devastado por uma grande enchente, ele encontra refúgio em um barco povoado por diversas espécies, e terá que se unir a eles apesar de suas diferenças.

Leia também

Melhor Atriz

Cinthia Erivo - “Wicked”

Karla Gascon - Emilia Perez

Mikey Madison - Anora

Demi Moore - The Substance

Fernanda Torres - Ainda Estou Aqui

Melhor Filme

  • Anora
  • O Brutalista
  • A Complete Unknown
  • Conclave
  • Dune: Part Two
  • Emilia Perez
  • Ainda Estou Aqui
  • Nickel Boys
  • The Substance
  • Wicked

Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais