Ouvindo...

‘Ainda Estou Aqui’ vence prêmio do Festival de Palm Springs e acumula troféus

Filme levou a categoria ‘Melhor longa-metragem internacional’ na noite deste domingo (12)

Produção brasileira acumula sete prêmios, além do Globo de Ouro de Fernanda Torres

O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ ganhou mais um prêmio internacional. Na noite deste domingo (12), a produção estrelada por Fernanda Torres venceu o maior prêmio do Festival de Cinema de Palm Springs, na Califórnia.

De acordo com declaração do júri, ‘Ainda Estou Aqui’ é o melhor longa-metragem internacional desta temporada ‘por transmitir o horror de invadir a ditadura na perspectiva íntima de uma mãe defendendo não apenas a sua família de cinco anos, mas a sua dignidade. Evocando a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, o diretor Walter Salles captura um momento crítico da história em detalhes escrupulosos e convincentes’.

Os membros do júri da FIPRESCI eram Brian D. Johnson (crítico de cinema canadense), Marcelo Janot (crítico de cinema brasileiro) e Paola Caseslla (crítico de cinema italiano).

Com isso, a produção brasileira acumula sete prêmios, além do Globo de Ouro de Fernanda Torres, e aumenta a expectativa para conquistar o Oscar.

Veja as premiações que ‘Ainda Estou Aqui’ venceu até agora:

  • Festival de Veneza: Melhor roteiro
  • Vancouver International Film Festival: Prêmio do público
  • Mill Valley Film Festival: Filme Favorito do Público
  • Miami Film Festival GEMS: Filme Favorito do Público
  • Festival de Pessac, na França: Prêmio do público e prêmio Danielle Le Roy
  • Festival de Cinema de Palm Springs: Melhor longa-metragem internacional
  • Globo de Ouro: Fernanda Torres - Melhor Atriz de Drama
Leia também

Leia também:

Ainda Estou Aqui

O longa é baseado no best-seller homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015. O filme mergulha na busca incansável de Eunice Paiva, uma dona de casa que se torna ativista política, por seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), que foi capturado pela Ditadura Militar no Brasil, em 1971. Quando mais velha, a personagem é interpretada pela mãe de Fernanda Torres, a atriz Fernanda Montenegro, de 95.

A atuação de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui” rendeu a primeira vitória de uma atriz brasileira no Globo de Ouro. A artista concorreu na categoria “Melhor Atriz de Filme de Drama” com grandes nomes do cinema internacional. Além de Tilda Swinton, Pamela Anderson (The Last Showgirl), Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (Babygirl) e Kate Winslet (Lee) estavam indicadas ao prêmio.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde