Ouvindo...

Miss Canadá: brasileira que cresceu em Belo Horizonte é eleita Miss Simpatia e fica em 2° lugar

Modelo Raika Coutinho, de Cuiabá, também venceu o prêmio de Melhor Corpo na etapa canadense do Miss Universo

Raika Coutinho irá disputar o Miss Universo Canadá em julho

A modelo Raika Coutinho, de 36 anos, mato-grossense, que nasceu em Cuiabá, mas cresceu em Belo Horizonte (MG), terminou o Miss Canadá na segunda colocação. A brasileira, também ficou com a coroa de Miss Simpatia e recebeu o prêmio de Melhor Corpo do concurso que aconteceu em Ontário. O Miss Canadá 2024, concurso que elege uma representante do país da América do Norte para a próxima edição do Miss Universo, aconteceu no início da madrugada deste domingo (28) no paco de um teatro na cidade de Windsor, na província canadense.

A modelo mora desde 2013 no país, mas não esquece suas origens. Ela ingressou em concursos aos 21 anos, época em que participou do Miss Globo Minas Gerais. A disputa da coroa contou outras 62 misses. A grande vencedora da noite foi a atriz e modelo Ashley Callingbull, 34, que é uma mulher de origem indígena e é casada. A nova Miss Universe Canadá é também uma personalidade da TV do país e já venceu um concurso mundial de beleza para mulheres casadas, em 2015.

A participação das duas na competição só foi possível porque, a partir deste ano, o Miss Universo e todas as suas franquias ao redor do mundo mudaram suas regras e retiraram a restrição de idade, que era de 28 anos. De 2024 para frente, mulheres maiores de 18 anos, casadas e com filhos poderão se inscrever.

Raika Coutinho reside no Canadá desde 2013

Completaram o Top 5 Aly Lozoff, 39 (terceiro lugar), Khadija Omar, 23 (quarto) e Olga Bykadorova, 29 (quinto). Desde o início desta semana, o elenco de misses da competição entrou em confinamento em um hotel, onde foram avaliadas e também cumpriram uma agenda de eventos e passeios.

Leia também

Se ganhasse, Raika se consagraria como a segunda brasileira a representar o país no Miss Universo. Antes dela, Mariana Valente venceu a competição internacional em 2009. À CNN, antes do concurso, Raika afirmou que era um sonho seu poder vencer e representar o Canadá pelo mundo.

“Eu estaria representando o país que eu escolhi como nova casa e que me acolheu de braços abertos”, garante.

“As categorias no país da América do Norte são similares as do Brasil, mas o que diferencia o concurso no Canadá é que, aqui, eles se importam bastante com o apoio cultural e social que as candidatas fazem, e eu acho isso lindo”.

Miss Brasil Universe

O Miss Universo Brasil - agora, Miss Brasil Universe - está sob nova gestão há pouco mais de um mês. O empresário Gerson Antonelli é quem detém a mais conhecida franquia de concursos de beleza do país. Com a mudança, outras novidades vieram, dentre elas, a troca de coordenadores, assim como a data do concurso.

Conforme a página oficial do Miss Brasil Universe, a representante do país no concurso internacional será eleita entre os dias 22 e 27 de setembro, em São Paulo. Já o Miss Universo ocorre no fim do ano, no México.

Ainda não há informações sobre a transmissão da final do concurso. Desde 2021, o evento é exibido nas redes sociais ou em uma plataforma de streaming voltada para concursos de beleza.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.