Wagner Moura ganha mural em Uberlândia após indicação ao Oscar, com ‘O Agente Secreto’

Ator brasileiro, que conquistou Globo de Ouro, inspirou obra do artista urbano Dequete

Arte de Dequete está no Beco do Planalto, na Avenida Indaiá

Wagner Moura, indicado ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Ator por seu papel em “O Agente Secreto”, recebeu uma nova homenagem na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O artista Dequete imortalizou o rosto do ator em um mural de no Beco do Planalto, um espaço de arte a céu aberto localizado na Avenida Indaiá.

A arte utiliza tons de verde, laranja, branco e azul para compor a fisionomia do brasileiro. Além disso, a pintura coloca Moura entre as estatuetas do Oscar e do Globo de Ouro, juntamente com a bandeira do Brasil.

Segundo Dequete, o mural de Wagner Mouraé a continuidade do projeto que começou no ano passado, quando homenageou a atriz Fernanda Torres pelo filme “Ainda Estou Aqui”. O filme brasileiro venceu o prêmio de melhor filme internacional no Oscar 2025.

“O mundo volta os olhos para o nosso país e para a nossa arte. Eu resolvo, mais uma vez, fazer uma homenagem ao cinema nacional. O intuito é valorizar a nossa cultura”, disse à Itatiaia.

O artista relembra que, na obra anterior, havia prometido inserir o Oscar caso o filme vencesse. “Dito e feito. O Oscar veio, eu voltei ao mural e acrescentei a nossa primeira estatueta. Foi muito simbólico”.

Mural em homenagem à atriz Fernanda Torres

Identidade visual e o personagem “Gato”

Embora a obra retrate o ator, Dequete destaca que seu estilo se afasta do realismo fotográfico, priorizando elementos abstratos e uma identidade própria.

“Não é um retrato fidedigno, nem é essa a minha intenção, porque para isso já tem a máquina fotográfica”.

Um detalhe marcante na obra são os olhos amarelos na ilustração fazem alusão ao seu personagem autoral, um felino. “Meu personagem é um felino, cujo nome dá o meu nome artístico, que é Dequete (The Cat, o gato em português). Meu apelido, na verdade, é Gato”.

Em Uberlândia desde 2013, a identidade visual o acompanha desde o início de sua trajetória na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, nos anos 1990. Na cidade do Triângulo Mineiro, ele desenvolveu o projeto Jardim Urbano, que “leva arte a diversos espaços da cidade”.

“Estamos construindo uma galeria a céu aberto, um espaço democrático, que é da cidade e da região. O projeto tem crescido e ganhado reconhecimento”, afirmou.

Arte como ferramenta social

Para o grafiteiro, levar o rosto de Wagner Moura aos muros de Uberlândia vai além da estética.

“A gente tem, enquanto grafiteiro da cultura hip hop, essa proposta de chamar a atenção e gerar reflexão através dos muros. Entendemos que o grafite e o spray são ferramentas de conscientização do nosso povo”.

Dequete reforça que a composição utiliza formas orgânicas e elementos abstratos que são naturais de seu trabalho, desenvolvidos em uma paleta de cores específica desde 2011.

“Eu trago elementos da nossa cultura brasileira de forma implícita e simbólica, como a bandeira, mas também as formas orgânicas e elementos abstratos que compõem o fundo, que são naturais do meu trabalho”.

O mural agora integra o cenário de Uberlândia como uma celebração ao ápice internacional do talento brasileiro.

‘O Agente Secreto’

O filme brasileiro superou 1 milhão de espectadores nas salas de cinema, tornando-se o maior lançamento brasileiro de 2025, segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine). A estreia nas telonas ocorreu em 6 de dezembro.

Situado no Recife de 1977, o filme é um thriller político que narra a história de Marcelo (Wagner Moura), um professor que tenta escapar de um passado enigmático e retorna ao Recife em busca de tranquilidade, mas logo descobre que a cidade não é o refúgio que esperava

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduado em Jornalismo nos Ambientes Digitais pela mesma instituição. Possui experiência como repórter, produtor e coordenador de telejornal.

Ouvindo...