A arte utiliza tons de verde, laranja, branco e azul para compor a fisionomia do brasileiro. Além disso, a pintura coloca Moura entre as estatuetas do Oscar e do
Segundo Dequete, o mural de Wagner Mouraé a continuidade do projeto que começou no ano passado, quando homenageou a atriz Fernanda Torres pelo filme “Ainda Estou Aqui”. O filme brasileiro venceu o prêmio de melhor filme internacional no Oscar 2025.
“O mundo volta os olhos para o nosso país e para a nossa arte. Eu resolvo, mais uma vez, fazer uma homenagem ao cinema nacional. O intuito é valorizar a nossa cultura”, disse à Itatiaia.
O artista relembra que, na obra anterior, havia prometido inserir o Oscar caso o filme vencesse. “Dito e feito. O Oscar veio, eu voltei ao mural e acrescentei a nossa primeira estatueta. Foi muito simbólico”.
Mural em homenagem à atriz Fernanda Torres
Identidade visual e o personagem “Gato”
Embora a obra retrate o ator, Dequete destaca que seu estilo se afasta do realismo fotográfico, priorizando elementos abstratos e uma identidade própria.
“Não é um retrato fidedigno, nem é essa a minha intenção, porque para isso já tem a máquina fotográfica”.
Um detalhe marcante na obra são os olhos amarelos na ilustração fazem alusão ao seu personagem autoral, um felino. “Meu personagem é um felino, cujo nome dá o meu nome artístico, que é Dequete (The Cat, o gato em português). Meu apelido, na verdade, é Gato”.
Em Uberlândia desde 2013, a identidade visual o acompanha desde o início de sua trajetória na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, nos anos 1990. Na cidade do Triângulo Mineiro, ele desenvolveu o projeto Jardim Urbano, que “leva arte a diversos espaços da cidade”.
“Estamos construindo uma galeria a céu aberto, um espaço democrático, que é da cidade e da região. O projeto tem crescido e ganhado reconhecimento”, afirmou.
Arte como ferramenta social
Para o grafiteiro, levar o rosto de Wagner Moura aos muros de Uberlândia vai além da estética.
“A gente tem, enquanto grafiteiro da cultura hip hop, essa proposta de chamar a atenção e gerar reflexão através dos muros. Entendemos que o grafite e o spray são ferramentas de conscientização do nosso povo”.
Dequete reforça que a composição utiliza formas orgânicas e elementos abstratos que são naturais de seu trabalho, desenvolvidos em uma paleta de cores específica desde 2011.
“Eu trago elementos da nossa cultura brasileira de forma implícita e simbólica, como a bandeira, mas também as formas orgânicas e elementos abstratos que compõem o fundo, que são naturais do meu trabalho”.
O mural agora integra o cenário de Uberlândia como uma celebração ao ápice internacional do talento brasileiro.
‘O Agente Secreto’
O
Situado no Recife de 1977, o filme é um thriller político que narra a história de Marcelo (Wagner Moura), um professor que tenta escapar de um passado enigmático e retorna ao Recife em busca de tranquilidade, mas logo descobre que a cidade não é o refúgio que esperava