‘O Agente Secreto’ alcança feito histórico ao vencer duas categorias do Globo de Ouro

Longa brasileiro venceu a categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama

O ator brasileiro Wagner Moura posa na sala de imprensa com o prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático por “O Agente Secreto” durante a 83ª edição do Globo de Ouro, no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, Califórnia, em 11 de janeiro de 2026.

O cinema brasileiro venceu novamente neste domingo (11). No Globo de Ouro 2026, ocorrido em Los Angeles, nos Estados Unidos, o filme “O Agente Secreto” e o ator Wagner Moura ganharam dois prêmios importantes: o de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e o de Melhor Ator em Filme de Drama.

Moura superou nomes de peso da indústria internacional, como Dwayne Johnson, por “Coração de Lutador: The Smashing Machine”; Jeremy Allen White, por “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”; Joel Edgerton, por “Sonhos de Trem”; Michael B. Jordan, por “Pecadores”; e Oscar Isaac, por “Frankenstein”.

Já o longa venceu produções de outros países, como “Foi Apenas um Acidente” (França), “A Única Saída” (Coreia do Sul), “Valor Sentimental” (Noruega), “Sirat” (Espanha) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).

Essa é a primeira vez que o Brasil vence duas categorias em uma mesma edição do Globo de Ouro. Em 1999, quando “ Central do Brasil” foi indicado a Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e a Melhor Atriz em Filme de Drama, conquistou apenas a primeira categoria. Já no ano passado, Fernanda Torres venceu apenas a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por “Ainda Estou Aqui”.

“O Agente Secreto” acumula, agora, 56 vitórias na temporada de filmes de 2026, entre prêmios individuais e gerais. A expectativa, agora, se concentra no BAFTA e no Oscar. Até o momento, as indicações não foram divulgadas. No ano passado, no Oscar, o Brasil venceu com o filme “Ainda Estou Aqui”, na categoria de Melhor Filme Internacional. Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, mas perdeu para Mikey Madison.

Leia também

‘O Agente Secreto’

Ambientado na década de 1970, o longa narra a história de Marcelo, um professor universitário perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil.

Ele foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.

Além do protagonista, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino e outros fazem parte do elenco. O filme chega aos cinemas ainda este ano.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...