O ator brasileiro
Moura já participou de filmes, séries, novelas e até peças de teatro nacionais e internacionais e recebeu diversos prêmios. Veja quais foram:
- Globo de Ouro:
- 2026 - Melhor Ator em Filme Dramático - O Agente Secreto
- Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA):
- 2003 - Melhor Ator - Cinema - Deus é Brasileiro
- 2008 - Melhor Ator - Televisão - Paraíso Tropical
- 2011 - Melhor Ator - Cinema - Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
- Grande Otelo
- 2008 - Melhor Ator - Tropa de Elite
- 2011 - Melhor Ator - Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
- 2014 - Melhor Ator Coadjuvante - Serra Pelada
- 2022 - Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Primeira Direção de Longa-metragem - Marighella
- Festival de Cannes
- 2025 - Melhor Interpretação Masculina - O Agente Secreto
- Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro
- 2004 - Melhor Revelação - Deus é Brasileiro
- 2008 - Melhor Ator - Tropa de Elite
- 2011 - Melhor Ator - Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
- 2015 - Melhor Ator - Praia do Futuro
- 2022 - Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado - Marighella
- Prêmio Qualidade Brasil
- 2007 - Cinema: Melhor Ator - Tropa de Elite
- 2007 - Televisão: Melhor Ator - Paraíso Tropical
- 2008 - Teatro: Melhor Ator de Drama - Hamlet
- Troféu Imprensa
- 2007 - Melhor Ator - Paraíso Tropical
Vitória no Globo de Ouro
Wagner Moura venceu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro 2026, ocorrido em Los Angeles, nos EUA, neste domingo (11).
Moura superou nomes de peso da indústria internacional, como Dwayne Johnson, por “Coração de Lutador: The Smashing Machine”; Jeremy Allen White, por “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”; Joel Edgerton, por “Sonhos de Trem”; Michael B. Jordan, por “Pecadores”; e Oscar Isaac, por “Frankenstein”.
Com a vitória, Wagner Moura alcançou um feito inédito ao se tornar o primeiro ator brasileiro a conquistar a estatueta, seguindo o marco histórico de Fernanda Torres, primeira brasileira
“Viva o Brasil e a cultura brasileira”, disse Moura, em um recado em português ao público brasileiro durante seu discurso.
Melhor Filme de Língua Não-Inglesa
O filme “
Na disputa, o longa superou produções de outros países, como “Foi Apenas um Acidente” (França), “A Única Saída” (Coreia do Sul), “Valor Sentimental” (Noruega), “Sirat” (Espanha) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).
Com a conquista, o filme iguala o feito alcançado por “
Agora, a expectativa é para o Oscar 2026. O filme foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema para disputar a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. A
‘O Agente Secreto’
Ambientado na década de 1970, o longa narra a história de Marcelo, um professor universitário perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil.
Ele foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.
Além do protagonista, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino e outros fazem parte do elenco. O filme chega aos cinemas ainda este ano.