A vitória do longa de Kleber Mendonça Filho foi anunciada antes do início da transmissão ao vivo da cerimônia no Brasil, marcada para às 21h, na TNT e HBO Max.
Protagonizado por
O ator brasileiro ainda concorre na categoria de Melhor Ator em Filme pelo papel em “O Agente Secreto”, e tenta também o prêmio de Ator Coadjuvante em Série Limitada por “Ladrões de Drogas”.
Sinopse
Ambientado na década de 1970, o longa narra a história de Marcelo, um professor universitário perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil.
Ele foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.
Além do protagonista, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino e outros fazem parte do elenco. O filme chega aos cinemas ainda este ano.
Aposta para o Oscar 2026
A Academia Brasileira de Cinema selecionou “
Sendo assim, o filme pode repetir o sucesso de “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, na premiação.
Na edição de 2025, o longa brasileiro foi indicado em três categorias —