A Academia Brasileira de Cinema selecionou O Agente Secreto para ser o representante do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15).
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme estreou em maio no Festival de Cannes, onde foi a produção mais premiada, recebendo os prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator. O longa já conquistou o público internacional e agora tem a chance de repetir o sucesso de bilheteria e crítica de Ainda Estou Aqui.
O Agente Secreto é um thriller político ambientado no Recife de 1977. O filme segue a história de Marcelo (vivido por Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso em busca de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser um refúgio. O elenco estelar conta ainda com nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho.
Como é Feita a Escolha da Academia?
A seleção do representante brasileiro para o Oscar é feita por uma Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema. O comitê, composto por 15 profissionais do cinema, se reúne para avaliar os filmes que atendem a uma série de critérios, como o lançamento comercial de pelo menos sete dias consecutivos em um cinema do país entre 1º de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025.
No caso de O Agente Secreto, que ainda não estreou comercialmente, a produtora enviou uma carta à Academia especificando a data de lançamento e garantindo o cumprimento dos requisitos até o prazo estipulado. A Comissão de Seleção se reuniu pela primeira vez em 8 de setembro para a pré-seleção de seis títulos e, nesta segunda-feira (15), anunciou a escolha final.
Trajetória
Antes de sua estreia oficial nos cinemas brasileiros, O Agente Secreto já iniciou uma promissora jornada internacional. Após o sucesso em Cannes, o filme passou por festivais renomados em cidades como Paris, Toronto e Telluride, nos Estados Unidos. O longa-metragem tem estreia confirmada em mais de 90 países ao redor do mundo.
No Brasil, as primeiras sessões foram realizadas em 10 de setembro, em Recife, cidade natal do diretor e cenário da trama. O filme também abriu o Festival de Brasília e será exibido em eventos como o Olhar do Norte (Manaus), Maranhão na Tela, CineBH e Cine Ceará, antes de seu lançamento oficial em todo o país no dia 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes.