O filme “
Na disputa, o longa superou produções de outros países, como “Foi Apenas um Acidente” (França), “A Única Saída” (Coreia do Sul), “Valor Sentimental” (Noruega), “Sirat” (Espanha) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).
Com a conquista, o filme iguala o feito alcançado por “Central do Brasil”, vencedor da categoria há 27 anos, na edição de 1999.
Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho mandou um “alô” para o Brasil e agradeceu a Wagner Moura, estrela do filme.
“Eu gostaria de agradecer à Vitrine Filmes, no Brasil, que fez com que ‘O Agente Secreto’ se tornasse um sucesso. Agradeço à nossa equipe e ao elenco maravilhoso. Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Tenho a grande honra de estar nesse grupo de língua não inglesa”, disse.
“Dedico este filme aos jovens cineastas. Este é um momento histórico muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, completou o diretor.
“O Agente Secreto” também levou para casa o prêmio de
‘O Agente Secreto’
Ambientado na década de 1970, o longa narra a história de Marcelo, um professor universitário perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil.
Ele foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.
Além do protagonista, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino e outros fazem parte do elenco. O filme chega aos cinemas ainda este ano.
Aposta para o Oscar 2026
A Academia Brasileira de Cinema selecionou “
Sendo assim, o filme pode repetir o sucesso de “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, na premiação.
Na edição de 2025, o longa brasileiro foi indicado em três categorias —